quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Oxygen - Capítulo 08.


Resultado de imagem para oxygen the series

Tradução: Anne.
Revisão: N'Diih.
Co-parceira inter: giapohonjati
- Equipe KhunPandex Traduções.


"Onde você vai depois da aula?"
"Vou ao clube de fotografia da universidade."
Respondo sinceramente à pergunta de Ai'Now depois que ele me força a acompanhá-lo a ir para a faculdade de veterinária à tarde. O motivo não é mais do que ir ver o namorado, mas ele não quer ser muito óbvio. Sempre que estou sozinha, sempre alguém vem falar comigo o tempo todo. A coisa mais irritante é que a maioria deles eram homens muito agressivos. Eu acho que foi mais engraçado do que pena, porque é claro que essas pessoas pensam que eu sou fofo. Quem jamais pensaria que era um insulto?
"Por que você tem que ir? É o trabalho do primeiro ano da estrela e da lua e do clube de fotografia..."A pergunta de Ai'Now é interrompida e depois ele me olha com um olhar provocador.
"O que você está olhando?"
"Oh, então é assim."
Paro de prestar atenção nele e viro para ouvir o professor. Ai'Now sabe que não gosto de conversar durante a aula. Ele também para e segue bem. Mas quando a aula terminar...
Definitivamente virá um longo interrogatório.
"Como está o seu progresso com a lua da universidade?"
Assim que o professor terminou sua lição, a voz do meu melhor amigo, que estava esperando por essa oportunidade, ficou mais alta. É bom que Beer e Wine esteja ausente hoje... Caso contrário, eu teria sido interrogado até ficar louco.
"Nada em particular."
"Ai'Gui..." A voz do Ai'Now ficou tão séria e me fez parar de colocar minhas coisas dentro da minha bolsa e me virar para ele. "Você conhece a história de mim e de Sun antes de chegarmos a esse ponto, quanto tempo levou?"
"Eu sei." Me lembro bem, porque estava triste e machucava os sentimentos de Sun. Uma pessoa bem-educada se tornara um menino mau por muitas semanas. Mas naquela época era ruim, então eu não podia culpar Sun. Então nós apenas podíamos ficar perto dele e cientes. Porém, finalmente, tudo acabou bem.
"Não quero que ninguém se arrependa como eu."
"Por que você trouxe isso à tona?"
"Você sabe bem o que Solo pensa", ele ligeiramente franziu a testa. Depois de ficar em silêncio por um longo tempo, eu o vejo suspirando pesadamente. Eu sei sobre tudo isso que aconteceu.
Entre eu e ele não tem segredo. Minhas histórias, se um amigo perguntar, eu vou lhe contar tudo. Mesmo antes de entrar na aula hoje de manhã, eu contei a ele sobre Solo. Eu contei tudo a ele até que a provocação se arraste da manhã para esta noite.
"Eu não sou alguém que gosta de brincar", eu disse brevemente e tenho certeza de que ele entendeu o que eu quis dizer.
"Eu sei... mas você é muito gentil Ai'Gui."
"Ai'Now, você me escuta na..." Eu disse a ele sobre Solo repetidamente até enfatizar o quão bom ele é, que isso me deixou preocupado com ele. "Eu sei o que estou prestes a fazer. E como você disse... Eu posso ser um cara gentil, mas não faço isso com todos."
"..."
"Obrigado pela sua preocupação sobre So. Você tem medo de que minha gentileza machuque a pessoa que se aproximou de mim. Mas posso perguntar uma coisa, não? Muitas pessoas se aproximaram de mim desde o primeiro ano. Você já me viu sendo muito gentil com eles até deixá-los tristes...?"
"Você nunca foi desse tipo."
"Certo..." Eu sorrio para ele.
"..."
"Porque ele é especial, é por isso que eu o trato assim."
"Kay!" Ai'Now fez uma cara de surpresa. A mão dele segurando o peito como se visse um fantasma. "Não achei que você fosse honesto. Então deixe-me fazer outra pergunta... Se for esse o caso, por que você não diz a ele que gosta dele?"
"Quanto tempo você acha que eu conheço o So? Eu não o conhecia desde a infância como você e Sun... Embora eu não saiba quanto tempo vai demorar, mas isso já é bom. Nos encontramos lentamente, passo a passo, sem precisar dizer o que sentimos ainda. Basta fazer as coisas e pensar na felicidade um do outro, por enquanto é suficiente. Deixe o tempo lidar com o resto."
Eu já sei o motivo pelo qual Solo fez todas essas coisas, porque não sou diferente dele. Não é porque ele quer namorar comigo ou eu quero namorar com ele. Mas é porque estamos felizes por estar no lugar especial um do outro mais do que nos outros. Ele fez muitas coisas para me dizer o que estava pensando. Enquanto eu respondi pessoalmente com base no que senti.
Portanto, não há necessidade de se apressar. O tempo nos permitirá continuar crescendo. E se chegar a hora... Acho que nosso vínculo é forte o suficiente para que nada possa nos destruir.
"Se alguém perguntar como eu, você responde?"
"E qual é o motivo para eu não responder? Só não vejo a razão pela qual tenho que contar. Preciso dizer às pessoas o que penso?" Pego minha bolsa e levanto antes de caminhar até a porta da sala de aula.
"Você realmente é meu amigo!" Ai'Now gritou e riu depois, até que eu tive que parar meus passos e me virar para sorrir para ele. É bom que não haja outra pessoa na sala de aula, para não ficar envergonhada.
"Eu sou apenas honesto com meus próprios sentimentos. Pensando e dizendo o que eu pensar. Não sei de que estilo você está falando", depois de gritar de volta, saí apressadamente da sala. Eu o ouço xingando depois.
"Shia, Gui!"
(****)
Eu estou de pé em um canto na frente do prédio porque não quero me destacar como alguém que fica parado na frente de um prédio. Talvez porque ele seja a lua da universidade, então Solo está sendo encarado por quase todos. Mas ele parece não se preocupar com eles.
"O que Solo faz?"
A voz que não parecia próxima, mas não muito distante, me faz ouvir atentamente. Eu vejo duas alunas que estão juntas e conversando entre si não muito longe de mim. Parece que elas são estudantes da faculdade.
"Eu não sei, mas ontem ele também veio. Eu o vi andando com P'Jam... Olha lá."
Eu levanto minhas sobrancelhas e olho para onde a garota está mostrando. Há um grupo de 3 ou 4 meninas caminhando em direção a Solo. Existe apenas um rosto familiar, uma quartanista de administração chamada Jam. Lembro-me dela porque ela estava se aproximando de mim quando estávamos seguindo o concurso no primeiro ano.
"Eles estão namorando?"
"Eu não sei, mas isso não pode acontecer... P'Jam, você sabe como ela é, certo?"
"Você está certo... Agora só há o casal SoloGui."
Eu rio baixinho da conversa delas antes de me virar para olhar para o grupo de Jam. Agora, elas estão caminhando para levar Solo com Jam em algum lugar para acompanhá-la. Mas de repente Solo franziu a testa e pegou o telefone. Honestamente, eu posso adivinhar facilmente por que ele pegou o telefone. Pego meu próprio telefone e espero.
Ting.
Solo Siwarokin: Guitar, onde você está? As seniores vão me levar para a sala do clube de fotografia.
Gui Jirayu: Vire-se khrab.
Solo vire quase imediatamente como eu disse a ele. Eu imediatamente coloquei minha mão na minha boca para sinalizá-lo para ficar quieto e depois sorrir como de costume. Ele próprio enviou um pequeno sorriso antes de se virar.
A sala do clube de fotografia é bastante espaçosa por causa do orçamento. A ponto de ter seu próprio estúdio dentro. Eu já fui fotografado aqui antes, então sei que existem muitas salas. Espero até que todos entrem e depois caminho para abrir a porta silenciosamente. Solo está provavelmente no estúdio agora. Não segui imediatamente, mas optei por ir primeiro à sala de reuniões.
É realmente inesperado, porque um homem está sentado e pressionando seu computador lá.
"Te." eu chamo suavemente, o que parece ser uma perturbação para o trabalho dele, porque agora o dono do nome está olhando para mim com uma cara irritada.
"Gui! Por que você veio?" Ele muda sua expressão para surpreso antes de sair da cadeira e caminhar para me cumprimentar.
Essa pessoa é o presidente do clube de fotografia do quarto ano. E, claro, uma lua do quarto ano da faculdade de administração. Honestamente, ele é meu único amigo dessa faculdade. Fora dessa faculdade, há quase todos os membros da estrela e da lua que estiveram juntos no concurso comigo. Ao lado de Ray, Techo é outra pessoa que eu sou bastante próxima ou rude*.[N/T: * Em tailandês, existem níveis de linguagem. O nível mais baixo é uma linguagem rude, que geralmente é usada por amigos muito íntimos ou para insultar alguém.]
"Eu sei, la, a razão pela qual você está aqui." Ele sorri e zomba antes de me puxar para baixo.
"Tenho algo a perguntar. Você estava lá durante as filmagens ontem?"
"Eu não estava. Estou preso ao trabalho. Eu estou deixando Jam lidar com isso..." Ele parou e franziu a testa. "Eu esqueci que tipo de pessoa Jam é... O que aconteceu?"
Concordo com a cabeça e conto a história de Solo. Techo continua franzindo a testa e parece uma bomba pronta para explodir. Quando terminei minha história, ele levantou as mãos e massageou suavemente as têmporas. Depois de um tempo, ele começou a falar com uma voz séria.
"Primeiro, tenho que me desculpar com você na Gui... E também com Solo, vou me desculpar sozinho." Techo se vira para abrir a gaveta e depois me envia alguns documentos.
"Este é o trabalho que eu tenho. Promover a universidade usando as fotos ao longo dos anos. Claro que tem que ser filmado bem. E a primeira parte do vídeo será a introdução da universidade. A outra parte é a introdução da Lua e Estrela a ser conhecida como quando você foi."
Eu assenti como um sinal de entendimento. Quando eu estava filmando durante meu primeiro ano, foi assim também. Mas não estava com pressa assim. Tivemos muito tempo e não foi difícil atuar também.
"Não sei por que ela está apressando tanto o trabalho. Provavelmente, ela quer se apressar para o vídeo da promoção ser amplamente conhecido ou então para terminar. Porque o trabalho continuará chegando com certeza... É claro que eu nunca pedi para derramar água por cima!"
"Eu sei que você não pediu." Eu bato em seu ombro suavemente enquanto nós dois saímos para ir para o lugar onde Solo está filmando. Techo é uma pessoa séria. O garoto da gerência, talentoso e altamente respeitado. Seja fotografia ou administração, ele é importante, e recebe esse grande orçamento do clube porque ele é mais esperto em fazer atividades do que qualquer outra pessoa.
"Há uma coisa que eu quero que você entenda antes de chegar lá na Gui..." Techo diz em um tom sério. Minha mão que está prestes a abrir a porta se mantém parada e me viro para olhá-lo. "Eles podem estar errados, mas são hábeis. Eu sei que tipo de pessoa você é, então não me preocupo. Mas quero que você entenda o trabalho deles também. Porque se as crianças realmente não conseguem, temos que fazer de novo, certo?"
"Compreendo."
Techo tentou contar algo que eu já entendi. Se eu dissesse alguma coisa, diria que já há algo errado. Em relação ao trabalho, não me importo de me envolver. Se Solo não estiver indo bem, ele terá que tentar até conseguir. E outra coisa é...
"A principal razão de eu estar aqui é ajudar a realizar seu trabalho."
Eu me inclino contra a porta, assistindo Solo filmando com Techo. Agora na sala, eles se preparam para fotografar. Parece que eles filmarão a primeira cena, porque Solo está em pé na frente da câmera com uma cara de preguiça. Ao lado dele, está Jam parada e sorrindo, segurando uma garrafa de água na mão.
"Me desculpe."
Eu ouço alto e claro, porque esta não é uma sala grande. Jam abra a garrafa, pronta para derramar a água sobre a cabeça da pessoa parada ao seu lado. Eu ouço o suave grito das meninas na esquina.
"Eu apenas não sei porque gravar um vídeo de promoção da universidade também deve molhar o modelo", eu disse sorrindo e todos os olhos se voltando para olhar. Eu me curvo um pouco para cumprimentar, então entro na sala. Agradeço à Techo por me deixar fazer as coisas do meu jeito. Ele disse que 'meu povo me deixou fazer o meu melhor'.
"G... Gui!" Jam parece estar bastante chocada. Ela até deixa cair a garrafa de água cuja tampa está aberta e derrama no chão. É caótico porque outras pessoas têm que vir e limpar a água.
"Certo, Jam."
"Er... Gui veio ver Solo?" A aparência frenética de Jam me fez pensar por que ela tinha que agir como se tivesse medo de uma ofensa.
"Certo. E por que Jam também tem que derramar água? Ontem eu já o vi molhado."
"Umm... umm... isso..."
"Bem, é para o trabalho, Pi." O tom alto e duro me fez virar para olhar surpreso. Há um garoto que eu não reconheci, talvez um segundo ou terceiranista, de pé. O rosto dele não está satisfeito.
"Eu sei, que isso é para o trabalho, mas você deveria fazer isso?"
"Independentemente do que estamos fazendo, a P'Jam não sabe disso. Ser modelo tem que fazer como a equipe o ordena."
Balanço a cabeça um pouco e depois me viro para Solo, que está carrancudo, e começo a me aproximar. Agora eu quero terminar sozinho.
"Na verdade, eu não disse nada sobre Jam ou o Nong." Sorrio educadamente antes de me virar para fazer contato visual com a pessoa que falou mais cedo. "Eu só estava me perguntando por que vocês têm que derramar água quando este é um vídeo de promoção da universidade e tudo o que precisamos é de uma imagem de estudante. Ou esse plano, é porque você o usa para algo ruim..."
"Pi!"
"E outra coisa; é um modelo, não um escravo. Ou, se você quer saber como é, por que você não tenta? Ele veio para o trabalho e não comeu do meio-dia até o anoitecer. Eu acho que isso não está mais bem. Enquanto também está embebido em água por um longo tempo, filmando repetidamente. É o trabalho de Nong, Pi entende que Solo pode não estar indo bem. Mas estar molhado e então molhado novamente. Isto não é bom. Ou Nong achou bom?"
Eu ainda mantenho o sorriso no meu rosto. Também não falei com um tom desagradável. Eu só estou falando da maneira normal. Não ligo para que tipo de rosto esse garoto fará ou quem está fofocando.
"En-então o que é, Pi está louco!"
"Pi se queixou do seu trabalho, Nong?" Eu ando mais devagar com um sorriso. Eu me aproximo e paro na frente dele. Eu posso sentir este quarto ficar tão quieto até que eu possa ouvir o som de sua respiração. Mas é bom mesmo assim...
"..."
"Então por que você achou que eu estava reclamando?" Eu sei desde a noite passada que Solo está doente, mas ele não mostrou. E isso me deixou extremamente irritado a ponto de ter que me parar e me virar para olhá-lo muitas vezes. Claro, porque estou preocupada com a condição dele.
"Eu odeio aqueles que fazem o errado, mas não admitem isso..." Olho para Jam trêmula e quase chorando até que suas amigas tenham que confortá-la. "Desde a primeira vez que ela não disse nada. Nong não deveria protegê-la nesse sentido. Olhe para tudo isso sendo assim."
"..."
"E o Pi também nem se importa em ser desrespeitado por Nong. Mas isso não significa que o Pi ficará quieto quando o Nong estiver sendo inconsistente... Alertando com a esperança de que da próxima vez seja melhor..."
"..."
"Não se sinta ofendido."
Parei de prestar atenção no garoto na minha frente que fica quieto. Eu me viro para olhar para Jam com suas amigas. Eu pinto meu rosto com um sorriso novamente.
"Jam, você tem algo a dizer para mim?"
Jam levanta a mão (wai) com a boca fechada, os olhos estão lacrimejantes antes de assentir lentamente
"Khra... Me perdoe... Jam..."
"Falaremos no lugar de Jam, Gui."
Eu aceno para as amigas de Jam com compreensão. Não pedi a Jam para falar por si mesma. Porque nos conhecemos bem.
"Nós estávamos como Nong Solo desde o início... Quando soubemos que Nong iria filmar para este evento e Techo estava ausente... Então pedimos a Jam deste clube que nos permitisse assistir. Lamentamos pela comida. Esquecemos completamente. Quanto à questão de derramar água, a culpa foi nossa..."
"..."
"Nós... sentimos que Solo estava ótimo, então queriamos tirar fotos. No começo, apenas derramamos sobre a cabeça dele porque parece legal. Então foi assim... Não dissemos a todos que tipo de trabalho era. Porque Jam é a única que obtém os detalhes do trabalho de Techo. Portanto, aquele garoto não sabia os detalhes, ele só disparava como Jam havia ordenado."
Suspiro ao ver seu rosto culpado. Sinto-me cansado do egoísmo dessas pessoas. Mas culpar essas garotas é um pouco demais.
"Eu entendo o seu gosto... mas da próxima vez, comporte-se um pouco mais apropriadamente. Porque não é só enganar So, mas também muitas pessoas do clube. Vocês não têm pena de So por estar doente por culpa de vocês certo?"
No final, Techo volta a mediar novamente e diz às meninas e meninos que falam rudemente comigo. A próxima pessoa que vem assistir a esse incidente é o vice-presidente do clube chamado Maew, que não veio ontem. Ele disse a eles para tirar as fotos primeiro, o que parece terminar bem.
Antes de filmar, eu ando e dou um tapa no ombro de Solo como um incentivo e depois sento no canto da sala. Ele sorri de volta e me olha quase a cada segundo até ser provocado, mas eu digo à equipe para parar com isso.
"O que resta é o problema de Solo. Eu vi e direi a Te, que estava na pilha de papéis desde ontem."
O problema de que Maew fala é a gravação de vídeo para introdução.
É uma filmagem em que Solo tem que responder perguntas de Maew, que também está no quadro. Estou assistindo e rindo muitas vezes. Porque não apenas esse garoto responde brevemente, mas também faz uma voz como um robô. O maior problema de tudo é que ele não escondeu sua expressão facial, o que mostra cansaço.
"Isso provavelmente será levado a noite toda", reclamava Maew. Seu rosto parecia sério, mostrando que ele não sabia mais o que fazer. Quanto à pessoa que causa isso não parece estar estressada, ela está bebendo água feliz ao meu lado.
"Precisa da minha ajuda?" Sorrio um pouco quando vejo os olhos brilhantes de Maew quando o proponho. No entanto, esta é a principal razão pela qual vim aqui.
No final, eu me sento na frente da câmera, com as perguntas na mão que devem ser feitas na lua da universidade.
"Fale normalmente como você costuma conversar com Pi" Eu o lembro novamente, Solo assente, sua expressão está melhor.
"3... 2... 1...".
"Apresente-se um pouco."
"Solo Siwarokin, primeiro ano da Faculdade de Arte, na graduação em guitarra."
Continuo fazendo as perguntas, alterando um pouco a frase para torná-la como se estivesse falando normalmente com ele, não apenas lendo um script. Embora as respostas de Solo sejam curtas, está muito melhor. Isso deu um suspiro de alívio pela equipe atrás da câmera.
"Como última pergunta, diga algo para as pessoas que assistem ao vídeo."
"Obrigado."
Olho para a lua da universidade e sorrio. Seus olhos ao dizer que não estava olhando para a câmera...
Estavam olhando para mim.

2 comentários: