Crédito em inglês: @nadamellow
Tradução: N'Diih
Revisão: N'Diih
— Equipe KhunPandex Traduções.
"Bam!"
Um som me acordou do meu sono. Por estar apoiado na mesa, me pus a endireitar o corpo. Olhei ao redor e um pensamento apareceu na minha mente. "De onde está vindo isso?"
"Dr. Tihn!" a voz de alguém chamando o meu nome atraiu a minha atenção. Olhei para Aim, e vi que a jovem enfermeira estava com as mãos em cima da mesa. Percebi que a voz que ouvi antes veio da Aim que estava tentando me acordar batendo na mesa. "Como você consegue dormir quando existe uma guerra lá fora? Será que você pode ir até lá fora e ajudar os nongs?"
"... Merda, desculpa" me abaixei para pegar o meu estetoscópio favorito que havia caído no chão um tempo atrás. "Eu ia somente comer por uns 10 segundos e depois voltar. Não sabia que ia acabar dormindo desse jeito."
Aim lançou um olhar para a comida que foi deixada intocada. "Au, você adormeceu enquanto comia. Você está bem? Precisa de algum descanso?"
Me levantei e pendurei o meu estetoscópio no meu pescoço. "Mesmo quando eu não estou ok, tendo febre, diarreia, tenha desmaiado, ou seja atingido por um camião de 10 rodas, não posso descansar se eu não estiver morto." Me virei para Aim, que estava parada com os seus braços cruzados em frente do seu peito. "Mesmo que eu morra, devo reviver a mim mesmo e voltar para o trabalho."
Aim riu um pouco, "Você é tão engraçado, agora dê o fora!"
Dei a ela uma saudação provocativa, sai e fui em direção à pequena dispensa próxima da sala de emergência (ER). Tentei arrumar o meu cabelo desarrumado que não foi cuidado há um tempo. Minha vida atual era como o pior momento na minha vida desde que nasci. Fiquei acordado até tarde para terminar a conferência do meu caso que foi muito criticada pelo meu professor. Então tive que trabalhar durante o turno da manhã e da tarde sem pausa. Será que tomei a decisão certa sobre continuar o meu estudo na medicina de emergência?
Mas, em breve estarei no meu último ano como residente neste hospital. Somente um pouco de tempo restante, então irei voltar ao trabalho no hospital da minha cidade natal.
A primeira coisa que vi depois de ter entrado na sala de emergência foi uma guerra caótica. Um idoso foi empurrado em uma cama de emergência na minha frente. Nong Gap e Nong Pin, o primeiro e segundo residente estão a correr entre as camas. Dois externos não estavam em uma situação diferente. Um estava correndo para pegar um novo caso que havia sido passado na minha frente. A outra pessoa olhou pra mim e fez uma cara como se tivesse visto Deus.
"P'Tihn!" era Wan, chamando meu nome em voz alta. "Por favor, me ajude!".
Corri até Wan que estava a ver o homem de meia-idade que tinha dificuldade em respirar. Wan era um externo que tinha começado a trabalhar na sala de emergência há alguns dias. Ele ainda tinha falta de experiência em lidar com casos de emergência. Era meu dever ajudar ele lhe ensinando e lhe dando assistência nesse campo. "Qual é o caso?".
"Um homem de 52 anos, sofrendo de asma. Ele teve um broncodilatador, que é um spray. Se sentiu cansado por 20 minutos antes de vir para o hospital. O primeiro sinal vital foi um rápido batimento cardíaco, nível de oxigênio 94% e tem um som de chiado nos pulmões. Então eu pedi o nebulizador. Ele consumiu três doses mas ainda está cansado. Mas o oxigênio no sangue dele parece bom."
"Sim, está, mas ele ainda não podia respirar bem." Tirei o meu estetoscópio e escutei os pulmões do tio. Ouvi um alto som de chiado nos dois lados. O coração estava batendo tão rápido. "O tio deve usar os músculos abdominais para respirar. Este é um sinal de falha respiratória. O nível de oxigénio é bom, mas o tio ainda está muito cansado. Você precisa pôr um ventilador." Disse ao paciente. Ele assentiu sua resposta já que não conseguia falar. "Insira o ventilador. Traga um tubo nº 7.5 com 10mg de valium."
"Nº 7.5 com valium!" uma enfermeira respondeu a mim e correu pra pegar o equipamento. Uma jovem enfermeira correu para pegar a máscara com o balão de ventilador e conectou ao tanque de oxigênio de forma profissional para preparar para o trabalho.
"Wan, você já pôs um antes, certo?" me virei para Nong Wan que foi parar ao lado da cabeça do paciente.
"Sim, já." Wan se preparou para pôr a máscara de oxigênio no paciente. "Mas Pi, por favor fique aqui para me assistir. Estou com medo de não conseguir pôr."
"Ok, Pi irá ficar aqui." olhei ao redor para ver se havia algum caso do qual eu precisasse ficar preocupado. Se este caso terminar, irei em cada cama ver se existe qualquer caso que possa ser resolvido e tirado da sala de emergência. Depois da droga tranquilizadora ter começado a fazer efeito, Nong Wan também pôs o paciente em uma posição na qual ele podia ver o trato respiratório com clareza. Ele usou uma ferramenta que se assemelha a uma lâmina de foice e cuidadosamente a pôs para entrar na boca do paciente e então a tirou para fora. Ai'Nong parece estar habituado a fazer isso e tem experiência em pôr o tubo. Provavelmente não existe nada com o que se preocupar.
Mais de um minuto e meio passou, não há sinal de que Nong consiga.
"Você viu?" Perguntei. A mão do Nong Wan que estava a segurar a lâmina começou a tremer.
"Eu não vejo nada, Pi." Suor apareceu na testa do jovem. E não muitos segundos depois, tem um alto som de beep vindo do ecrã do monitor. O nível do oxigênio do paciente reduziu lentamente de 90 para 80, e então 70 respectivamente.
"Hey, aperte a almofada de oxigênio primeiro." Disse rapidamente ao nong, para ajudar o paciente a respirar apertando o balão, porque a situação não é boa. "Pi vai deixar você fazer de novo. Se você ainda não conseguir fazer, Pi irá pôr sozinho."
Wan traz a lâmina para fora da boca do paciente. Ele levanta o seu braço para limpar o suor da sua testa e pega a máscara para cobrir o nariz e a boca do paciente novamente.
"Paciente inconsciente vindo!" a voz de alguém atrai a atenção de todos na sala de emergência. Vi um grupo de pessoas correndo juntas para olharem o paciente acidentado na cama. O paciente era um jovem homem, posto em uma placa plana laranja amarrada a ele por alças. O seu pescoço estava deslocado e sua perna direita estava quebrada. Olhei para o caso de asma e voltei para o paciente. Pelo menos Nong Pin, o segundo residente, também correu para o paciente, me deixando aliviado.
"Wan, vá ajudar P'Pin. Pi vai pôr o tubo pessoalmente." Disse ao nong para ir e ver o caso do acidente. Rapidamente pus o tubo e então vou me juntar a eles para ajudar. O jovem paciente deve estar somente inconsciente, mas o seu coração ainda devia estar batendo. Pus as minhas luvas e tomei a posição do Wan. Ajudei a recuperar o nível de oxigênio do paciente até subir mais de 90 e apressadamente ponho o tubo.
"Merda... Realmente não dá para ver nada. Este caso é difícil."
"O coração do paciente parou de bater!".
Levantei o olhar. O coração do paciente parou de bater por causa do acidente? Quero ir lá e ajudar mas também não posso deixar esse caso. Nong Pin é uma pessoa habilidosa. Eu sei que ela consegue salvar a vida do paciente propriamente.
Passei muito tempo com o caso deste tio. Mas com uma mão quase divina, finalmente fui capaz de pôr o tubo na minha segunda tentativa ainda que tenha sido difícil. Depois de ter conectado o tudo ao ventilador, corri até o telefone e contatei o residente que está de plantão na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) para receber o caso.
Após a condição do tio estar estável, corri para ver o caso do acidente que havia acabado de chegar. Um tubo de respiração já tinha sido posto no jovem paciente. O pulso havia retornado para uma frequência satisfatória. Pressão sanguínea é baixa. Nong Pin vem reportar o caso pra mim. Ela é um ano mais nova que eu. Normalmente, ela é bem bonita e mais brilhante que isto. Mas o turno de hoje fez o cabelo dela parecer desarrumado.
"Um paciente masculino de 23 anos em um acidente de moto onde ele caiu sozinho. Quando foi resgatado, já estava inconsciente. Sinal vital é bom. Somente tem um batimento cardíaco rápido. Quando começamos o tratamento, o seu pulso parou subitamente. ECG é PEA (Eletrocardiografia é Atividade Elétrica sem Pulso, que significa parada cardíaca). Ele teve dois ciclos de trabalho com desfibrilador para recuperar o pulso dele.
"Ele ainda é jovem. Qual poderia ser a causa?" Olhei para o monitor e perguntei.
"Pin pensa que é por causa da perda de sangue. Mas não há nenhum sangramento externo. Somente a perna direita está partida. O osso pélvico parece bem. Os pulmões também parecem bem. Talvez exista um sangramento abdominal. Estou prestes a fazer um ultrassom."
"Sim, vá fazer. Não esqueça de preparar o sangue rapidamente. E monitorar o ECG. Tenha um nong externo a chamar para cirurgia. Se os parentes deles aparecerem, Pi vai falar com eles."
"Entendido." Pin assentiu e então virou para falar com Nong Wan. Tenho certeza que Pin será capaz de cuidar deste caso. Então, eu ando para as outras camas e mando qualquer caso que esteja em uma condição crítica para ser mantido enquanto mando os outros que melhoraram para casa. Escrevo em alguns documentos para aqueles que têm que dormir no hospital antes de mandar eles para a enfermaria. Posso me meter em problemas e ser insultado por mandar tantos pacientes para a enfermaria quando eles não têm mais espaço disponível.
"Não há pulso disponível!" Nong Wan gritou enquanto eu estava ao telefone em uma sessão de consultoria com um instrutor médico. Nong Pin correu para o paciente então me senti confiante para deixar ela lidar com o assunto de novo. Decidi terminar a consultoria com o instrutor antes de me juntar a ela para ajudar.
(****)
30 minutos se passaram. O caso terminou com os gritos dos pais do paciente.
Duas enfermeiras entraram para ajudar a limpar o sangue do corpo do paciente. O tubo, o conta-gotas e o monitor foram removidos. Desde que o coração do paciente parou de bater, nos deixou incapazes de levar ele para uma tomografia computadorizada ou ao departamento cirúrgico. Não sei que dano aconteceu ao corpo do paciente. Provavelmente, vou descobrir com o resultado da autópsia.
Me levantei, olhando para o corpo sem vida em frente de mim com um coração partido. O paciente era somente um estudante. Ele tinha uma boa composição corporal e boa aparência. Deve ser famoso na sua faculdade, se tornar o futuro nacional e esperança da sua família. Mas ele teve que deixar este mundo tão cedo por causa de um acidente de motocicleta. Suspiro profundamente para tirar o cansaço e rapidamente me afasto da área. Vou para o novo caso que acabou de entrar.
Esta é uma situação que devo enfrentar todos os dias. Me habituar com as falhas e continuar a ajudar a salvar outras vidas.
(****)
"Estou tão cansado." Gritei. Estou dentro da sala de descanso, a puxar a minha camisa para baixo para cobrir a minha barriga exposta. Ai'Gap, o outro residente, puxa a sua camisa completamente para os olhos dos outros. Nossos uniformes consistem em uma camisa azul e calças. O emblema do hospital está no lado esquerdo da camisa. Tenho um uniforme para mudar quando a camisa ficar coberta de sangue. Isso acontece com frequência na sala de emergência.
"Pare com esse show e sente-se comigo. Minhas pernas irão quebrar. E eu estou ficando louco."
Olhei para o relógio, passou meia hora desde a meia-noite. Joguei meu corpo flácido em uma cadeira perto do exausto Ai'Gap.
"Não reclame. Irei voltar para o turno da manhã. Estou lamentável."
O turno da manhã começa das 8 da manhã até as 4 da tarde. Para o turno da tarde, será das 4 da tarde até a meia-noite. Tenho que certamente acordar de novo amanhã a noite. Bocejo de novo. Minha cara cai diretamente para a mesa. Terei que dirigir de volta para o condomínio que arrendei não muito longe do hospital. Não tenho certeza se tenho energia restante para dirigir.
"Sobre este caso, o que pode ter causado a morte, Pi?" Escutei a voz do Nong Wan.
"Houve sangramento interno. Pi viu o hematoma na barriga dele, e estava duro quando Pi tocou nele." Pin disse também, o tom de voz dela mostrou que estava perdida em pensamento. "Não havia tempo suficiente para fazer uma cirurgia no abdômen dele e salvar a sua vida."
"Oh, Gap não viu o caso inteiro, então posso ficar maluco se me juntar as vossas conversas. Agora meus olhos se sentem cansados. Volto amanhã." Senti uma mão tocar meu braço, seguido do som de uma cadeira sendo arrastada.
"Pi, também estou indo." Pin disse. "Te vejo mais tarde, P'Tihn."
"Yeah." Resmunguei com a minha cara ainda na mesa. Penso que devo tirar um cochilo antes de dirigir, ou meu corpo vai virar um caso do turno da noite. Antes do meu cérebro se desligar, o rosto do jovem homem que havia sofrido o terrível acidente apareceu no meu pensamento. Penso que não vai desaparecer da minha mente. Mas tal como disse, o jovem homem não foi a primeira pessoa que não conseguimos salvar.
Quando todos deixam a sala, adormeço rapidamente.
>> Capítulo 02.
Lendo de novo porque eu sou dessas.
ResponderExcluirMas é certeza que eu vou chorar em todos os loops, do mesmo jeito que eu estou fazendo agora.
obrigado pela tradução <3 <3 <3
Fazer o que né!
ExcluirE você acredita que de novo estou relendo e continuo chorando?!
Amo essa autora e queria ler todas as novels dela kkkk! Estava procurando essa novel a um tempão e não achava, mto mto obrigada por traduzirem vocês são demais!!!
ResponderExcluir