Créditos em inglês: nadamellow
Tradução: Anne
Revisão: N'Diih
— Equipe KhunPandex Traduções.
Tradução: Anne
Revisão: N'Diih
— Equipe KhunPandex Traduções.
"Socorro…"
"Socorro!"
O choro de uma garota me faz acordar e abrir os olhos em choque. Eu silenciosamente me sento, empurrando o cobertor projetado por Rilakkuma ao mesmo tempo que Sibra, a gata persa branca pula no meu colo com um miado alto. Seu rosto contorcido está me dizendo, não esqueça de alimentar essa princesa seu humano.
Eu levanto minha mão para acariciar a pele macia e fofa de Sibra. Tento pensar na voz que ouvi naquele momento, de quem era e por que soa familiar. É como o som de um evento importante que não consigo pensar. Eu suspiro lentamente, pode não ter nenhum significado, pode ser apenas um sonho também. Eu não deveria pensar muito sobre isso. Levanto-me da cama e ando em direção ao saco de comida de gato colocado no canto da sala. Eu coloco a ração na tigela e olho para Sibra comendo deliciosamente por alguns instantes enquanto penso que deveria levá-la para tomar banho no petshop alguma vez.
Há algo incomodando minha mente me fazendo sentir desconfortável.
Eu me levanto para me olhar no espelho enquanto escovo os dentes. Meu cabelo está comprido e bagunçado. Eu deveria encontrar algum tempo para cortá-lo antes de me tornar um Tarzan. Mas isso não é o que me preocupa. O que eu esqueci? Esqueci que tenho turno pela manhã? Claro que não, porque hoje tenho um turno a tarde. Talvez eu tenha que ir ver no cronograma para ter certeza novamente.
Depois de tomar banho e me arrumar, vou até a área da frente do condomínio. Meu objetivo era o restaurante de café-da-manhã estilo ocidental em frente à estrada. Costumo ir comer nesta loja, se não estiver correndo pela manhã. Entro no restaurante, dou um aceno a dona que conheço bem antes de pedir meu cardápio regular.
"Torrada francesa, dois ovos fritos e bacon, por favor."
P'Im acena com a cabeça. "Como sempre, Nong Dr. Tihn. Café expresso duplo também?"
"Isso é tudo, pi." Sento-me à mesa ao lado da porta e pego meu telefone. P'Im caminha para servir água para mim.
"Você começa a trabalhar ao meio-dia?" P'Im pergunta com um largo sorriso.
"Sim. Hoje eu tenho turno da tarde." Eu olho para cima e sorrio para ela. "Eu queria ir primeiro à loja de pi para adicionar mais energia."
"Ha ha, claro." P'Im ri, satisfeita com minhas palavras. "Bem, então pi vai praticar fazer pizza. Que será adicionada no menu em breve. Pi pode ter Nong Doutor para experimentar? Não precisa pagar, é grátis."
"Hoi! Claro!" Eu digo com entusiasmo. "Mais tarde vou provar toda a bandeja."
"Feito. Dê críticas a pi para o gosto, está bem." P'Im faz um sinal de ok, em seguida, caminha de volta para a área de trás da loja.
Eu olho distraidamente para a rua do lado de fora. Eu não sou um grande comedor que é muito hábil porque eu sou uma pessoa com língua de crocodilo, mas é o suficiente para distinguir qual pizzaria é adequada para ir comer novamente. Como esta loja onde a proprietária é minha conhecida que tinha começado uma pizza caseira na frente de sua casa. Esta pizzaria é excelente. Como a pizza de queijo grelhado que Fakfaeng mandou comer comigo e Nong Tol naquele dia era a melhor dos melhores.
Esperw....
Então Nong Tol...
"Shiia!!" Eu pulo meu corpo tão rapidamente que a cadeira em que eu estava sentado caiu. Meu coração bate forte que quase pula para fora. Minhas mãos estão suando. Eu rapidamente pego meu telefone para ver a hora.
A data de hoje é 17 de março, às 9h30.
Como eu poderia esquecer de Tol!!
Como se quanto mais tempo eu retorno, mais incidentes esqueço. Minhas mãos estão tremendo de medo. Tão perto. É bom que eu ainda me lembre, é bom que não tenha passado muito tempo.
"Nong Doutor, há algo errado?" P'Im aparece da cozinha para me perguntar.
"Pi, eu estou deixando o dinheiro aqui." Eu coloquei uma nota de 100 na mesa. "Há algo urgente. Sinto muito por desperdiçar seu tempo. Mais tarde eu venho comer de novo."
————————————————————
Eu tenho que mudar todos os planos para novos.
Primeiro, preciso conhecer Tol, conhecer a preocupação de Tol. Se possível, vou impedi-lo de pedir a Nong Mai para ser sua namorada. Porque Nong Mai parece ser um problema realmente preocupante.
Dois, Ai'Art ainda é valioso. Eu vou ter que salvá-lo.
Três, devo ficar com Tol quando o acidente acontecer, então vou ter que encontrar outra pessoa para me substituir. Há três residentes do terceiro ano no total, incluindo eu, Sing e Aomaim, que está trabalhando em uma província no momento. A única escolha que tenho então é Ai'Sing. Mas é impossível pedir a Sing para substituir meu turno da manhã até a meia-noite. Então o plano de fingir estar doente não pode mais ser usado. Eu tenho que mudar de turno com Sing e deixar Sing trabalhar no turno da tarde em vez da manhã. Eu vou trabalhar no turno da manhã em boas condições, o que também significa que tenho que fazer o slide da apresentação do começo ao fim. Não haverá drama na sala de conferências novamente.
Quatro, eu tenho que trazer Nong Tol para ser testado com eletrocardiografia (ECG) o mais rápido possível. Eu tenho que persuadi-lo a ir ao hospital por todos os meios. Estou confiante de que seu resultado de ECG será anormal, e ele não poderá se recusar a ir ao encontro de um especialista em coração.
Dirijo direto para o prédio da Faculdade de Administração de Empresas, com o qual estou familiarizado. É lamentável que tenha me esquecido de Tol esta manhã, fazendo-me perder muito tempo. Chego ao prédio às dez da manhã, onde Tol pediu a Nong Mai para ser sua namorada da última vez. Eu tenho que impedir que isso aconteça por todos os meios. Fazer como uma mulher ciumenta que vem destruir o casamento do líder masculino. Não vou deixar que Tol peça a Nong Mai para ser sua namorada até que Art comece a engasgar com os doces.
Eu vejo que Nong Tol está segurando um buquê de flores e que está entrando no térreo do prédio. Eu rapidamente saio do carro e corro para encontrar o jovem estudante que vai ter uma namorada chamada Mai novamente em alguns segundos. Você não pode, Tol. Nong não pode se tornar amante de Nong Mai. Você entrará em uma briga sobre o ex-namorado de Mai amanhã. Então Tol irá ignorar meu aviso. Eu pretendia correr e bloquear o caminho dele fazendo perguntas estúpidas, como pedir uma direção.
Eu não sei se o céu está do meu lado ou o inferno está me amaldiçoando, mas isso faz com que a minha pressa se transforme em dor. E acontece que chama a atenção de Tol também. Meus pés tropeçam nos degraus onde a superfície acabara de ser limpa e pintada como nova. Meu corpo enorme cai no chão com um estrondo alto e meu rosto quase cai perto dos pés de Nong Tol.
"Hoi!" Tol grita de surpresa. Ele rapidamente se agacha, coloca o buquê de flores no chão e estende a mão para o meu ombro. "O que aconteceu?"
"Oi..." Eu não sei o que é pior, a dor ou o constrangimento. Eu rapidamente me sustento.
"Não há nada de errado, pi?" Tol também se levanta enquanto olha para mim com alguma preocupação.
"Eu... não é nada... Muito obrigado... Pi... estava correndo com pressa que simplesmente não tomei cuidado." Eu levanto minhas mãos para limpar a sujeira do meu corpo. Meu cotovelo começa a sentir dor. Tol acena para mim e depois se inclina para pegar o buquê, pronto para sair. Quando percebi, rapidamente tive que fazer alguma coisa.
"Espere!" Eu chamo Tol fazendo-o parar e se virar para olhar para mim. "Er, pi quer pedir algumas instruções."
Tol se volta indeciso, como se hesitasse em me responder. Claro, sua namorada logo está esperando. "Certo."
"Onde fica a Faculdade de Engenharia?" Eu uso o truque de procurar um conhecido da Faculdade de Engenharia como antes.
"Está muito longe daqui. Pi tem que dirigir até o portão, a Faculdade de Engenharia estará do lado certo antes da encruzilhada. Se caminhar será um pouco cansativo." Tol aponta a mão para a direita. "Pode ir pelo atalho através da Faculdade de Humanidades."
Eu tento procurar por Nong Art enquanto Tol está respondendo a minha pergunta. Eu vejo que Art esta sentado em um banco de longe. Ele está comendo doces enquanto estuda e não tem a menor idéia de que o doce ficará preso em sua traqueia. Eu tenho que parar mais tempo que isso.
"Desculpe, nong. E se eu quiser ir para a Faculdade de Ciências?" Eu decidi pedir direções continuamente. Tol se move para a direção em que Nong Mai está esperando novamente e se vira para me responder.
"É apenas o prédio ao lado, onde há um café no andar de baixo." Tol parece estar com pressa. "Com licença."
Estou prestes a pedir orientação a outra faculdade mais uma vez, mas Tol virou as costas e saiu com as flores nas mãos. Eu cerro meus punhos com força. Eu tenho que encontrar outro caminho novamente. Eu quase abro a boca para chamar Tol de novo, mas um barulho alto de alguém chama minha atenção primeiro.
"Art, o que há de errado?"
O som fez com que Tol e eu nos virássemos para ver a fonte da voz juntos. "Ai'Art?"
Mesmo que eu esteja contente que tudo pareça estar exatamente como planejado, não posso deixar de me preocupar com Nong Art. Eu rapidamente corro para Nong Art, que tem as mãos segurando seu pescoço e se inclina para frente. Tol segue o exemplo e corre rapidamente. Ele coloca as flores no banco e corre para ver seu amigo. Eu vou direto para Nong Art.
"Nong, você ainda pode falar?" Eu pergunto. Art olha para mim com dor. "Pi é um médico. Siga o que pi lhe diz ok?"
Quando Tol ouviu que eu sou médico, ele olha para mim em silêncio. Sim, sim, a pessoa que acabou de cair perto dos pés de Nong é um médico.
“P...preso". Art me responde com uma voz rouca.
"Tussa. Fortemente." Então começo a encorajar nong a tossir. Minha voz ecoa fazendo as pessoas ao redor olharem para nós. Tol tenta ajudar dando tapinhas nas costas de Art para deixá-lo tossir mais forte.
Até que Nong Art tosse sem som.
Depois disso, arrasto Nong Art para fazer a manobra de Heimlich* para empurrar a coisa estrangeira de seu trato respiratório. Eu também estou familiarizado com esta situação. Depois Nong Art segura a barriga como se estivesse com dor de cólica.
"Ai'Art, você quase morreu." Tol dá um tapinha nas costas de seu amigo para acalmá-lo. Ele olha para mim, talvez esteja surpreso que essa pessoa desajeitada tenha conseguido salvar a vida de alguém. "Obrigado."
"De repente... de repente há um médico por perto quando eu estava engasgado... Tanta sorte." Art fez um wai para mim. "Obrigado pi."
"Você está bem? Espere eu vou mandar você para o hospital." Tol pede a seu amigo.
"Não, não, estou bem agora." Art inala profundamente e depois exala lentamente. "Minhas costelas doem um pouco. P'Doutor é muito forte."
Esta é a chance para eu persuadir Tol a ir ao hospital. "Pi pode checar maie um pouco? Talvez agora pi tenha quebrado suas costelas."
Os olhos de Art se arregalam e rapidamente olha para baixo para si mesmo. "Mesmo?"
Eu estendo a mão para pressionar suas costelas perto da traqueia. Art se assusta um pouco, mas não chora de dor. "Pi não tem certeza. Melhor ir ao hospital para radiografia."
"Você deveria ir. Espere, eu vou levar você." Tol oferece por conta própria, me impedindo de sorrir. Essa situação está acontecendo muito melhor, muito melhor do que quando o nong nong me levou para tomar café.
“E...então e a sua surpresa?" Art pergunta.
"Eu posso adiar. Há mais tempo. Vou levar você para o hospital primeiro." Tol se levanta e caminha até o buquê que havia deixado. Ele caminha até um menino que está no mesmo grupo de amigos e passa o buquê para ele. "Dê isto para Mai. Diga a ela que eu ligarei depois." Então Tol corre de volta para ajudar seu amigo a se levantar. Eu me sinto muito impressionado com a ação de Tol. Ele parece preocupado e cuida de seu pobre amigo com todas as suas forças. "Para onde eu deveria levá-lo?"
"Para a emergência, nong." Eu aceno na direção onde estacionei meu carro. "Pode ir com Pi. Pi é um médico do pronto socorro."
Eu acho que Ai'Art quase se ajoelha quando ele se curva para mim. Tol parece hesitante um pouco. "Eu tenho uma aula da tarde. Eu posso levar meu carro mais tarde para que possa voltar a tempo."
"Pi vai trazê-lo de volta mais tarde. É apenas aqui perto." Eu não posso deixar escolhas para Tol. Nong nong deve vir comigo. Eu não vou mais tirar meus olhos dele. "Venha, vamos lá."
(****)
Paro para deixar Art e Tol sairem do carro em frente à entrada do pronto-socorro. Saio do carro e corro para dizer à enfermeira da triagem para ouvir o que aconteceu. P'Toy, que está em triagem hoje, concorda em compreensão e rapidamente prepara uma cama para Art e o empurra para o pronto-socorro. Eu rapidamente vou estacionar meu carro na área mais próxima antes de voltar. Quando entro, vejo que uma mulher bonita nong externa está escrevendo os detalhes de Art diligentemente, enquanto Ai'Art está contando alegremente sobre o incidente. Art parece muito feliz e energético, suponho que é pelo fato de poder conversar com uma médica tão lindo.
"Você pediu por raios-X?" Eu pergunto a nong externa. Ela se vira e wai para mim. Eu estou vestindo roupas casuais, mas isso mostra que ela sabe que sou residente chefe ou o residente mais graduado aqui.
"Eu já havia encomendado o filme do peito."
"Ok. Pi é quem fez a manobra de Heimlich sobre ele, só não sei se está quebrado ou não." Eu me viro para olhar para Art, que parece estar bem e está olhando para a nong feminina externa, sem ser capaz de tirar os olhos dela. Eu sei desde o início que é melhor obter ajuda de Nong Art. A razão para essa ideia de trazer nong nong para o hospital não é por causa da pessoa que está sorrindo para a garota agora, mas a pessoa que está em pé ao lado da cama. Tol está observando a tela do monitor dos sinais vitais com interesse.
"Nong Tol" Eu chamo meu alvo. Eu perguntei seus nomes enquanto dirigia para o hospital, não vou cometer o mesmo erro como da última vez. Tol se vira para me olhar. "Enquanto espera, quer ir tomar café juntos?"
Tol fica em silêncio por um tempo antes de concordar. "Certo."
Eu levo Tol para o café mais próximo atrás do pronto-socorro lá fora. Se compararmos, um carro não pode se mover sem gasolina, enquanto Tihn não pode se mover sem café. A cafeteria que fica no primeiro andar do hospital é como um posto de gasolina, deixando-me sobreviver ao dia. Não é realmente saboroso, mas a riqueza da cafeína pode me agradar. Tol está andando com as duas mãos dentro dos bolsos, seguindo-me em silêncio. Ele é o tipo de pessoa que não inicia uma conversa, então eu deveria começar a me familiarizar com ele.
"Que ano você está estudando agora, Nong Tol?" Eu finjo perguntar, embora já saiba disso.
"Estou no meu quarto ano. Quase terminando." Tol responde.
"Oh, pi está quase terminando também. Mas já no ano final para ser específico." Eu tento fingir conhecer e sorrio para ele amigável. "Eu sou muito mais velho que nong. Agora pi tera 30 em breve."
"Sim." Tol admite em breve.
"Depois de terminar o que você quer fazer? Você já decidiu?"
"Bem.... Talvez trabalhar em casa. Estou em condições de fazer negócios nela."
Só então Tol e eu chegamos ao café. Peço meu café regular e me viro para pedir o de Tol. Lembro-me daquela vez em que Art me levou a um café, Tol pediu um mocha gelado. Então uso aquele truque barato. "Eu acho que nong iria gostar do mocha. O mocha aqui é delicioso, quer tentar?"
Tol para por um tempo, olhando para o menu que está preso na parte de trás, hesitante, antes de concordar com a cabeça. "Eu quero mocha, com mais açúcar, por favor."
Este é o truque barato de Ai'Tihn. Não importa quão difícil seja deixar alguma impressão. Eu trago Tol para sentar à mesa e cadeiras para duas pessoas. Eu olho para Tol, que pega seu telefone. Na verdade, só tenho a chance de verificar o rosto de Tol. Ele é realmente uma boa pessoa que as meninas tinham rumores. Seu rosto é oval com corte de cabelo curto tingido de marrom, a longa franja cobre as sobrancelhas. Seus olhos esbeltos são lindos e apaixonados. Não é errado que uma pessoa seja bonita e bela. Poder ser amante de uma pessoa com tal qualidade seria bastante agradável. Vai ser bom olhar para ele e me divertir também.
O que você está pensando Ai'Tihn ?! Eu quase levanto minha mão para dar um tapa no meu rosto.
"Nong Tol..." Eu rapidamente puxo de volta o meu sentido que se espalhou. "Você pratica esportes?"
“Sim. Eu jogo futebol e basquete." Tol responde com os olhos ainda no telefone.
"Pi também joga futebol. Quero jogar com as crianças. Se tiver tempo livre, pi pode se juntar a você?"
"Você pode. Há dois médicos jogando futebol com a gente também". Tol olha para mim. "Mas estou dando um tempo de jogar agora, talvez não me veja."
Eu faço uma cara de surpresa. "Por quê? Por causa do seu estudo? Ou você não está se sentindo bem?"
"Acabei de me recuperar de um resfriado. Agora ainda me sinto cansado. Não posso correr muito." Tol coloca a mão no peito. "Mas já estou muito melhor. Amanhã vou correr no campo de esportes.”
Eu tento me impedir de pular e torcer em voz alta. Talvez seja a causa que estimula o coração de Nong Tol a bater devagar e depois parar. Esta situação está indo muito bem. Não há erro algum. Eu acho que talvez seja a hora de parar o ciclo infernal já. "Pi, por que você não faz um exame pequeno? Se você costumava praticar esportes, e de repente não pode jogar porque se cansa facilmente, é melhor você fazer o teste de ECG."
Por princípio, se encontrasse esse tipo de paciente, iria apenas registrar seus dados, fazer um exame físico e tirar sangue para ver o resultado, mas sei que há algo errado com Nong Tol. Eu vejo com meus próprios olhos que seu coração é muito maior que uma pessoa normal. Eu pulei para mandá-lo fazer o teste de ECG.
"Mas estou melhor agora. Acho que não é necessário." Tol se recusa. Tenho que persuadi-lo melhor que isso.
"Apenas faça, nong, não demora muito tempo. Se usar o privilégio de estudante, não terá que pagar. Traga o cartão de estudante de nong mais tarde, e pi cuidará disso."
Tol pressiona os lábios juntos em hesitação. "Apenas cheque está bem. Não vai doer certo?"
Oh homem, ele está realmente com medo da dor. Esse garoto.
(****)
"Oh ho, você o mandou para o OPD (Departamento de Pacientes)!" Fakfaeng me liga depois que enviei o resultado de ECG de Tol para ela checar. "Eu pedi exames de sangue e fiz raio X também. Você fez Eco* aproximadamente ou não?"
"Já fiz. A constrição do coração não é ruim, mas o músculo cardíaco é muito grosso." Eu olho para Tol, que está sentado na cama, substituindo Art, que havia mudado de paciente para parente de um paciente, porque não havia anormalidade encontrada no raio X. Há uma máquina de ECG portátil no pronto-socorro que pode ser colocada no peito para verificar e mostra o resultado no local. Quando o resultado foi impresso, a coisa que vi foi a alta onda elétrica que era incomum. Tol parecia tenso quando soube o resultado.
"Ok, eu vou dizer ao professor.”
"Sim, eu vou deixar para você. Muito obrigado."
"P'Doutor". Arte entra em mim. "Há algo errado com o Ai'Tol?"
"Pi suspeita que Tol tem um coração enorme." Eu respondo.
Art olha para Tol que está sentado na cama desanimado. "Tol me disse que seu tio morreu por causa do coração enorme também. Ele está com tanto medo de morrer, phi."
O fato de que há uma história familiar com a mesma doença cardíaca realmente apoiou meu diagnóstico ainda mais. Eu acho que o caso de Tol é interessante até que Fakfaeng o considera um caso de estudo. Eu ando para ver Tol, que tem uma expressão bastante ansiosa. Eu estendo a mão para tocar seu braço. Tol olha para mim.
"Nong vai ficar bem. Phi mandará nong para o especialista em coração." Eu disse com compaixão.
Os olhos de Tol parecem deprimidos. "Okay."
Este turno da tarde é uma mudança que eu sinto mais contente. Os casos que chegaram são os mesmos antigos que já vi. Mas eu não me sinto cansado nem um pouco. Eu sei por Fakfaeng que Tol não chegou ao estágio em que tem que ficar no hospital. Mas ele tem compromissos para seguir com um médico que é um velho conhecido e pode receber conselhos para evitar qualquer risco que possa causar insuficiência cardíaca e morte. Volto para a sala de descanso dos moradores depois de algum tempo até meia-noite. Eu me sento na frente do computador, sorrindo feliz. O resto é só deixar passar o tempo até que chegue amanhã. Eu troquei de turno com Sing. Estou pronto, estarei trabalhando de manhã e sairei para encontrar Nong Tol à noite. Vou levá-lo para comer e ficar com ele até passar o tempo perigoso. Então tudo terminará lindamente.
Eu ligo a tela do computador para fazer o slide de apresentação para amanhã. A primeira coisa que acho é a página de Ai'Sing no Facebook que ele deixou logado. Eu aperto o logout e entro na minha própria conta, quero olhar o Facebook por um tempo para me acordar, então, gradualmente, começar o meu trabalho.
Então deslizo para baixo para ver uma foto. Nong Tol está marcado na foto de uma garota que postou. A foto é uma selfie da garota segurando um buquê de flores de aparência familiar. Eu rapidamente levanto meus olhos para ler a legenda.
'Acabei de descobrir que ele está doente. Ele veio me encontrar e me pediu para cuidar dele. Eu concordei, vou cuidar de você. Apenas não se esqueça de tomar os remédios que o médico lhe deu.'
Nong Mai postou às 19h10. Eu levanto minha mão para esfregar meu rosto. Isso significa que depois que a reunião de Tol com o especialista em coração terminou, ele voltou direto para pedir a Mai para ser sua namorada. Eu olho para o lindo rosto de Nong Mai que parece brilhante e feliz. Eu deveria estar feliz que essas duas crianças sejam capazes de se tornar amantes. Um deles não precisa sair primeiro de repente de novo. Não há nada para se assustar, Nong Mai. Tol certamente não morrerá amanhã.
Meu sorriso desaparece lentamente. Eu não sei porque. Eu sinto que meu coração foi espremido como se alguém o estivesse amarrando com uma corda.
 ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄
* Manobra de Heimlich: faz-se pressionando a área abaixo do xiphisterno para criar pressão na passagem do tórax e forçar qualquer coisa estrangeira para fora do trato respiratório.
* Eco (ecocardiograma/ECG): um teste do coração usando o mesmo princípio que a ulceração. Ele irá mostrar a estrutura de um coração, a válvula do coração, e pode estimar a constrição de um coração.
não sei o que veio mais forte: o começo tenso ou o final frustrante, mas sei que essa historia é ótima
ResponderExcluir