quinta-feira, 16 de abril de 2020

Oxygen 2 - Capítulo 6



Créditos inglês: Houzini
Tradução: Anne
Revisão: Thais
- Equipe KhunPandex Traduções.



Partimos de manhã cedo. Tio Mai e outro tio que são nossos guias disseram que levaria horas para chegar ao destino, porque é muito longe do hotel subir a colina. Dou adeus aos 3Kings e aos meus irmãos mais novos pela manhã. E também não esqueci de dizer para eles manterem contato, se houver alguma chance.

No momento, a única coisa que vejo é o céu e o ambiente cheio de árvores verdes. Parece que já faz muito tempo desde a última vez que estive cercado pela natureza assim. Eu quase esqueci o que era uma verdadeira natureza.

Quanto mais alto andávamos, mais fria a temperatura fica. Não estou acostumado a um clima frio como esse, porque moro em uma cidade há muitos anos. É totalmente diferente da pessoa ao meu lado, Solo, que já morou em um país estrangeiro antes. Portanto, não é estranho que ele estivesse acostumado a esse tipo de clima. Talvez o clima aqui fosse menos frio do que onde ele morava.

"Está com frio?" A pessoa que estava preocupada me perguntou novamente pela terceira vez. Apesar de saber que, mesmo que ele perguntasse, ele não podia fazer mais nada, porque eu já usava tantas camisas que não podia adicionar mais.

"Só um pouco." Honestamente, meu corpo estava quente, mas minha mão estava tão fria que congelou.

"Tio disse que já chegamos." Khun Jay, que estava andando na frente, virou-se para nos dizer. Eu apenas balancei a cabeça em resposta a ele, porque parecia que toda vez que eu falava, minha voz soava trêmula enquanto meus lábios tremiam.

"Guitar." Solo chamou meu nome suavemente, então ele puxou minha mão e fez uma cara feroz: "Sua mão está tão fria, e você nem me contou e eu acabei de ver que as roupas de Guitar não têm bolsos."

Eu não respondi nada, mas usei minhas duas mãos para segurar sua mão com força. Depois de segurar a mão quente, parecia que o calor havia sido transferido.

"Por que So não sente frio?" Eu olhei para as roupas dele. Ele usava uma calça sem bolso e apenas vestia uma única camada de camisa de manga comprida.

"Estou acostumado com isso... E outra coisa, não estou tão quente, mas as mãos de Guitar estavam muito frias."

Eu apenas balancei a cabeça quando senti que não podia mais falar. Solo também entendeu e não perguntou mais nada. Ele apenas andou devagar enquanto continuava segurando minha mão pelo caminho. Eu apenas me deixei segui-lo enquanto esperava até finalmente vermos um grupo de pessoas à distância. Eles estão acenando com as mãos para nos chamar.

"Eles estão esperando para receber todos vocês." Tio Mai se virou e disse com um sorriso.

Quanto mais perto chegavamos, mais pessoas eu via. Há uma mulher de meia idade em pé e, além dela, há cerca de vinte crianças de idades diferentes. Eles estão vestindo roupas velhas cobertas por roupas grossas. Embora pareçam estar com frio, as crianças estão sorrindo e acenando alegremente para nós.

Eu olhei para a vista com sentimentos confusos no meu coração, porque eu estava em uma situação semelhante antes. Mas tive a sorte de ser criado por Mae Yai até hoje.

"Guitar..." Minha mão que era segurada foi puxada um pouco que chamou minha consciência e vi que Solo estava olhando para mim com preocupação. Provavelmente porque ele percebeu que de repente parei de andar e comecei a encarar as crianças: "O que há de errado?"

"Nada." Eu balancei minha cabeça e sorri um pouco para ele, para que ele se sentisse bem, então apressadamente o puxei para andar mais.

"O professor... O professor está aqui!"

"Ele é um convidado... Não um professor."

A mulher de meia idade, a tia que estava de pé ao lado das crianças virou-se para sorrir para nós como um pedido de desculpas. Ela então pediu que as crianças entrassem.

"Você é filho da diretora, certo?"

Eu estava prestes a responder que sim, mas há dois garotinhos correndo em minha direção e apertando minha mão.

"Professor, eu memorizei ​​e posso recitar de até ."(1)

"Eu também posso."

Ouvi a pronúncia das crianças com um sorriso. Parece estranho e incerto, mas ainda consigo entender. A tia tentou interferir, mas balancei a cabeça para dizer que estava tudo bem. Então ela parou e apenas ficou de pé no mesmo lugar.

Coloquei a bolsa do meu ombro para baixo. Em seguida, agachei-me para estar no mesmo nível que eles.

"Por que você está chamando Pi de professor?"

"Bem, professor é professor. A diretora disse que haveria algumas pessoas chegando para nos ensinar."

"Tia vai explicar mais tarde... Agora vocês dois vão brincar!" Tia interferiu, em seguida, puxou os dois meninos para longe de mim.

"Mas nós queremos estudar, vovó!" Um dos garotos de um grupo de crianças gritou e parece que ele não quer que as pessoas saibam quem está falando, porque ele é mais alto que os outros, então a tia pode facilmente apontar quem.

"Essas crianças não me deixam descansar... Vão ajudar a colher os vegetais". Tia acenou com a mão para dispensar as crianças. E quando eles se recusaram a ir, ela levantou uma madeira que estava segurando. Então as crianças se espalharam em direções diferentes, deixando apenas nós parados lá.

"Desculpe... Essas crianças realmente queriam estudar." A tia se virou e foi gentil e educada conosco. Nós nos separamos do tio e andamos no caminho oposto de onde as crianças correram.

"Tia, você pode falar honestamente comigo." Comecei a conversa e deixei Solo junto com Khun Jay me seguir por trás.

"Você pode me chamar de tia Jit... Tia costumava morar na cidade antes. Tia só pode falar, mas não sabe escrever. Então, tia só pode ensinar as crianças a falar. Queríamos que eles soubessem o idioma para que no futuro, eles poderão falar de algo que as pessoas possam entender."

"Ohh..." Eu concordei com a ideia um pouco. Se um dia, se houver algum problema aqui ou eles tiverem que ir à cidade trabalhar, as crianças ficarão melhor se souberem o idioma.

"Além de tia, Ai'Mai e Ai'Man... As outras pessoas aqui são uma tribo nesta colina. As pessoas aqui tentaram aprender a falar o idioma padrão porque queriam se dar bem com forasteiros. Se houver alguma palavra que não estiver claro e você não entender, então você pode perguntar a tia."

"Muito obrigado, tia Jit."

Tia Jit me acompanhou até a frente de uma casa de bambu. Não era uma casa grande, localizada perto do outro lado da vila que eu vi quando estávamos chegando mais cedo. Mas pode ser considerado como uma casa particular separada das outras. Foi cercada por árvores que dão uma sensação refrescante. Na frente da casa, há uma cadeira feita de bambu para sentar ou relaxar enquanto conversa com as pessoas. Se sentássemos à noite, podemos ver as estrelas claramente.

"Esta é a casa da diretora..."

Eu imediatamente parei meus passos e me virei para olhar para tia Jit, que estava triste. No momento em que minha mente estava prestes a se afastar, senti uma palma quente e familiar me segurando até que eu voltasse a minha mente ao lugar novamente. Solo estava olhando em volta para ver o local com todos os detalhes. Então parece que me abraçar é como se fosse seu instinto husky... Como se ele pudesse sentir que eu me senti tão mal por dentro.

Depois de trazer nossas malas e colocá-las para dentro, fui conversar com tia Jit lá fora. Tia Jit disse que dificilmente alguém viria aqui porque era um lugar isolado e desconhecido. Mesmo que as crianças possam falar a língua porque há uma tia e outros dois tios que podem ajudar a ensinar a falar, ainda não são corajosos o suficiente para conversar com pessoas que moram na cidade. Tudo ainda sem instrução. E eles não sabiam o que deveriam fazer para introduzir este lugar para fazer com que outras pessoas soubessem.

"Não há eletricidade e água corrente aqui. Se você quiser tomar um banho, basta ir ao riacho da água. Logo Tia levará as crianças para encontrá-los novamente. Quantos dias vocês ficarão aqui? A diretora disse apenas por uma semana, certo?"

"Ainda não tenho certeza. Talvez duas semanas." Respondi devagar e, em meu coração, estava pensando se deveria perguntar a ela sobre minha dúvida. Mas no final, não posso conquistar minha curiosidade: "Tia Jit não sabe que Mae Yai..."

Fiquei em silêncio porque não sabia o que dizer a seguir. Há muitas coisas que eu duvidava. Então, eu não sabia qual perguntar primeiro. Mas tia Jit estava sorrindo para mim como se ela entendesse o que eu queria lhe dizer.

"A diretora disse a todos aqui antes de ir para o hospital... Ela disse que seu filho viria aqui. E que quando você estivesse aqui, ela nos pediu para cuidar de você."

"Mae Yai já sabia, certo?... Que ela ia nos deixar." Sorrio tristemente, depois me virei para olhar a casa onde Mae Yai morava.

"Não apenas ela sabia disso... Todos nós também." Tia Jit segura minha mão e me dá um sorriso gentil: "Tem certeza de que está pronto para ouvir?"

"Guitar..." Solo chamou meu nome suavemente. Quando olhei para ele, vi que ele estava balançando a cabeça, como se estivesse dizendo que, se eu não pudesse, não me forçasse.

"Pi está bem." Eu sorrio de verdade, não era forçado de forma alguma. Eu realmente queria saber como ela viveu sua vida, e o que ela tem feito nos últimos anos: "Diga-me, tia Jit."

Tia Jit assentiu, depois lentamente começou a falar como se estivesse pensando nos velhos tempos.

"Quando a diretora chegou aqui há quatro anos, ela ainda era forte e saudável. Ela se parecia com alguém que se exercitava regularmente, o que tornava seu corpo tão saudável..."

Mordo meus lábios quase a ponto de sentir-me machucado. Não por saber que Mae Yai estava se exercitando, mas por saber que estava trabalhando tão duro até se acostumar com isso como se estivesse se forçando e sempre esteve assim desde antes. Além disso, quando ela me criou, ela trabalhou tanto por nós dois. Se as pessoas souberem como Mae Yai trabalhava, provavelmente ninguém concordará em deixar alguém velho como ela trabalhar novamente.

"No começo, estávamos tão preocupados em ver que ela já era velha, e ainda veio aqui para ensinar as crianças. Com medo de que ela não fosse capaz de fazê-lo. Mas porque ela agiu como se ainda tivesse cinquenta ou sessenta anos, andando aqui e ali como se fosse fácil, para que não tenhamos nenhuma dúvida sobre ela fazer o trabalho, começamos a ver os sintomas no ano passado... Vimos ela tossindo muito, mas ela fingiu estar bem, que era só porque ela já está ficando velha e se recusou a ir à cidade para receber tratamento. Portanto, só pudemos acreditar nela já que não sabíamos como forçá-la. "

Olhei para baixo porque não queria ver o rosto triste de tia Jit. Não há necessidade de adivinhar, eu já sabia que a próxima coisa que ela ia dizer não seria uma coisa boa.

"Até meio ano atrás, a condição dela piorou. Ela não conseguia mais andar direito e as crianças pensaram que a diretora estava doente. Então, elas carregaram seus livros e outras coisas da sala de aula para cá, e estavam tendo a diretora para ensiná-los aqui, porque ela ainda podia falar para ensinar as crianças. E à noite, ajudavamos a alimentá-la. Então, um dia, a vimos de pé e saímos de casa. Ficamos muito felizes naquele momento e ela disse que quando seu filho estivesse aqui, ela nos pediu para cuidar dele... Então ela desmaiou."

Fechei os olhos, não querendo imaginar a situação que tia Jit acabou de dizer. O leve sentimento no meu peito me fez desviar minha atenção para fazer outras perguntas.

"Mae Yai deixou alguma palavra para mim?"

"Não querido."

"Então... Quando ela ainda estava por perto, o que ela tem feito aqui?"

"Se você quer dizer o que a diretora fez por nós..." Tia Jit desvia o olhar, então vi que há cerca de dez crianças correndo em nossa direção. "... É tanta coisa que não consigo explicar em palavras."

"..."

"Você deve ver com seus próprios olhos para entender."

"Professor!"

"Professor... Nós trouxemos alguns alimentos."

Tirei os olhos das crianças que correram para mim e depois olhei para tia Jit, que estava sorrindo.

"Tente ver e sentir, querido." Ela se levantou e se afastou com as palavras deixadas no meu coração.

"Por que esse professor é tão alto?"

"A cor do cabelo dessa pessoa parece estranha."

Eu olhei para a vista em que as crianças estavam se aglomerando ao redor de Solo e Khun Jay com um sorriso. Vi que Khun Jay brincava alegremente com as crianças e se sentia à vontade. Mas quando eu olhei para aquele husky sem expressão... Parece que ele era muito amado por uma criança mais nova. A criança pequena subiu no corpo de Solo e a pessoa cujo corpo foi escalado apenas agia como uma figura de cera. Ele apenas estava sentado quieto.

"Este..."

Eu me virei quando ouvi uma voz e vi um garoto bonito, de cinco ou seis anos, roer as unhas. Uma das mãos dele estava puxando minhas mangas como um gesto de chamar a atenção de alguém enquanto em seu colo havia uma velha boneca amarela de lua.

"Para onde foi a diretora?"

Fiquei sem palavras por um momento, não sabia como responder a essa pergunta. Então comecei puxando a mão dele da boca e depois usei a outra mão para acariciar um pouco sua cabeça quando ele agiu como se estivesse prestes a chorar. E quando eu sorri para ele, ele gradualmente ficou bem.

"A diretora está no céu agora." Eu ri e ele apressadamente olhou para o céu como eu disse.

"Eu não a vi." Puxei-o para sentar no meu colo e depois o esfreguei nas costas para confortá-lo quando vi que ele estava prestes a chorar novamente. E então eu vi um nome escrito na camisa dele.

'Nong Moon'

Eu gentilmente empurrei seu corpo para trás um pouco e depois ajudei a limpar as lágrimas em seu rosto. E só então notei que ele estava vestindo uma camisa com uma foto da Lua nela. A camisa parece velha, mas fica bem com o nome.

"Você sabe o que seu nome, Moon (มูน), significa?"

"Eu sei. Moon (มูน) significa Lua (พระจันทร์)." Nong Moon respondeu com uma voz fofa e um rosto sorridente, como se estivesse orgulhoso de seu nome. "A diretora me deu o nome de Lua (มูน)... Desejando que eu fosse a lua incrível que pode fazer todo mundo feliz."

"Quantos anos tem Nong Moon?" Eu pensei. Pelo jeito dele, ele deveria ter mais de quatro anos. E Mae Yai está aqui há quatro anos, então como ela pode dar um nome a ele?

"Seis anos de idade… O professor gosta do nome de Moon?"

"Sim, o professor gosta."

"Moon também gosta. Ja disse que minha mãe não amava Moon, então ela se recusou a me nomear. Então as pessoas simplesmente me chamavam de Ai'Kaao (branco) antes porque Moon parece branco." Nong Moon franziu a testa como se estivesse infeliz, mas isso o fez parecer bonito.

"Por que você falou sobre sua mãe assim?"

"Mãe não ama Moon... Caso contrário, ela não abandonaria Moon, certo?" Nong Moon inclinou a cabeça como se eu não o entendesse. E eu fiquei calado ouvindo essas palavras. Não é que eu não o tenha entendido, mas porque o entendo tão bem que sabia que não deveria falar sobre isso.

"Nong Moon, você já viu a lua antes?" Eu perguntei com uma voz gentil e estendi a mão para acariciar sua cabeça quando o vi fazendo uma careta como se estivesse pensando.

"A diretora costumava trazer Moon para ver... Mas faz muito tempo. A diretora se recusou a sair da cama dela, Moon não quer ver a lua sozinho. Então Moon esperará para vê-la com a diretora... Quando a diretora voltará?"

Eu apenas sorri de volta porque não sabia o que responder. Enquanto eu pensava em alguma resposta que pudesse fazê-lo se sentir feliz, Nong Moon foi levado para longe do meu colo.

"So???"

Solo estava de pé enquanto carregava Moon nos braços e ele estava olhando para mim com um pequeno sorriso no rosto. Levantei-me e me virei e vi que as outras crianças estavam sentadas em fila ouvindo Khun Jay falar. Então eu segui apressadamente Solo, que estava carregando Nong Moon para o exterior.

"Lua (มูน) significa lua (พระจันทร์), certo?"

Fiquei de pé junto à árvore, olhando secretamente para a pessoa que estava conversando com uma criança e, apenas olhando para a posição da criança, vejo que esse husky nunca cuidou de crianças antes. Seu rosto ainda estava brilhando desajeitadamente, então ele colocou Nong Moon no chão e o pequeno acenou com a cabeça para responder à pergunta.

"A diretora não vai voltar."

"So...." eu chamei o nome dele em choque. Mas então Solo se virou e levantou a mão, me impedindo de entrar para confortar a criança pequena que começou a chorar. Só posso olhar para eles com inquietação no coração. Não quero que a criança chore, mas acho que o husky tem maneiras de lidar com isso.

"Não chore facilmente." A pessoa que estava com a testa franzida que fez a criança se sentir mais assustada do que antes estava ajoelhada e usou a mão para enxugar as lágrimas da criança. "A diretora ficará triste."

"Heu... Professor." Nong Moon apertou os lábios e fechou os olhos como se estivesse tentando se conter para não chorar.

"Você quer ver a diretora, certo?"

"Sim."

"Então venha hoje à noite... Nós a encontraremos."

"Realmente?!" O menino parece tão animado e quando viu Solo assentir, correu feliz.

Solo então se virou e olhou para mim como se ele estivesse dizendo que está tudo bem. Ele deixou Nong Moon voltar para os outros antes de caminhar em minha direção.

"A criança mais velha entre eles disse que Moon era o a mais próximo de Mae Yai." Solo disse e olhou para a casa. E agora, vimos que Khun Jay estava dizendo algo que fazia as crianças rirem alto: "Não quero que Guitar minta para ele dizendo que a mãe voltará."

"Mas ele ainda é jovem..."

"Mas, ainda assim, a criança tem o direito de saber a verdade... Não vou fazê-la chorar ou ferir seus sentimentos. Existem maneiras de fazê-la se sentir bem sem ter que mentir para ele. Se alguém começar a mentir, então a pessoa tem que continuar mentindo. As pessoas aqui ainda não conversaram sobre isso, mas as outras crianças já sabem que a diretora não voltará mesmo que não tenham dito ou perguntado nada quando viram outras pessoas chegando para ensiná-los. Mas se Moon começar a chorar por causa de sua diretora, as outras crianças poderão segui-lo, então todas elas vão chorar juntas."

Eu tentei pensar de acordo com o que ele acabou de dizer. Ele trouxe Nong Moon para fora, provavelmente porque ele não queria que os outros vissem que Moon estava chorando por causa de Mae Yai. Solo estava realmente sério sobre esse assunto, o que me fez olhar para o rosto imóvel dele, que parece mais incomum do que normalmente, ele está preocupado.

"Eu sei muito bem como é doloroso descobrir a verdade tarde."

"So..." Toquei os dedos frios da pessoa que estava parada. Ele se virou para mim e sorriu, depois me levou pela mão a entrar sem dizer mais nada.

"Vamos jantar juntos. As crianças disseram que os aldeões fizeram algo pra nós." Khun Jay nos chamou com as crianças sentadas em uma fila olhando para nós de costas. E na frente dele, há alguns alimentos que foram suficientes para três pessoas.

"Vocês já comeram?" Eu me virei para perguntar às crianças que estavam sentadas logo atrás de Khun Jay. Entre eles, Nong Moon é o mais novo. Eles assentiram e pareciam tão atentos que me fizeram não parar de rir.

"O que é isso, Khun Jay?... Você parece um líder do grupo aqui."

"É melhor deixá-los explicar..". E, como o mais velho, Nong Ja tenta explicar claramente.

"Sim, Hia." Um dos garotos mais altos que seus outros amigos se adiantou e se sentou educadamente.

"Hia??" Solo repetiu a palavra enquanto olhava para Khun Jay desconfiado.

"Hia(2) nos disse para chamá-lo de 'Hia', então ele nos ajudaria a conversar com o professor."

"Ei! Nós concordamos em manter isso entre nós." Khun Jay cobriu a boca de Nong Ja e sorriu sem jeito para nós: "Bem... Eu só quero que alguém me chame assim."

Eu ri alto e me perguntei o quão alto porque todos se viraram para olhar para mim. Solo estava sorrindo no canto de sua boca, então ele se virou para olhar Khun Jay com um olhar zombador.

"Então, se Jay é o Hia (เฮีย) Então meu pai deve ser a Jae (เจ๊), certo?"(3)

"Khun Chaai!" Khun Jay ficou chocado até a morte, depois olhou para a esquerda e para a direita com medo de que alguém ouvisse. E é claro que todos ouviram. Quando nossos olhos se encontraram, ele imediatamente olhou para outro lugar. Podemos ver um tom de vermelho naquele rosto branco ocidental puro.

"Ja... Explique rapidamente."

"Ok. Ok." Nong Ja fez uma careta confusa e ele parece não entender por que os adultos estavam mudando de assunto às pressas, mas ele ainda concordava: "Hia disse que, se nos comportarmos bem, o professor nos ensinará."

"Ensinará?"

"Sim, queremos estudar professor. Eu terminei meu dever de casa também." Disse uma criança mais nova que estava sentada atrás de Nong Ja. Quando ele terminou de falar, as outras crianças começaram a fazer barulhos altos tentando trazer seu caderno para mim. As crianças mais velhas estavam conversando usando seu dialeto que não consigo entender o que estão dizendo.

"Eu já disse como vocês deveriam se comportar se quisessem implorar para que alguém ensinasse." Khun Jay virou-se para as crianças quando elas voltaram a se sentar depois de me encarar com seus olhos inocentes.

"Professor... Hia disse que o professor ficará aqui por duas semanas, então nos ensine um pouco."

"Por favor, professor."

"Por favor."

Assim que eles terminaram de conversar, as crianças chamadas por Khun Jay estavam me encarando como se estivessem esperando uma resposta. Até o husky se virou para me olhar com os mesmos olhos que as crianças.

Na verdade, eu vim aqui por causa de Mae Yai. Então, se eu puder ajudar, gostaria de ajudar. E eu gostaria de fazer tudo o que Mae Yai fez.

"Ok, Pi vai ensinar."

"Sim!"

Eu olhei para a vista das crianças que estavam sorrindo alegremente. Não pude deixar de me sentir preocupado... Porque quando voltarmos para casa um dia, quem continuará a ensiná-los aqui? Os moradores só podem ensiná-los a falar o idioma.

"Não pense demais." A voz da pessoa que estava ao meu lado fez minha ansiedade desaparecer. Senti que não deveria me preocupar com algo que ainda não aconteceu. Todo problema tem suas próprias soluções. Eu me virei e assenti para Solo, que estava olhando para mim e levantei minha mão antes de me virar para carregar Nong Moon, que acabou de entrar.

Parece que essa criança era muito apegada a esse husky.

"Mas por hoje, Pi pode explorar por aqui primeiro?" Eu disse. As crianças se viraram e apenas assentiram antes de sair para brincar lá fora. Só resta Nong Moon conosco, que ainda estava sentado no colo de Solo enquanto abraçava sua boneca da lua e se recusava a se levantar.

"Você se aproximou muito deles, Khun Jay." Eu me virei para provocar a pessoa que estava comendo. Ele então riu alto, parecendo tão feliz e de bom humor, diferente do habitual. Como se ele tivesse deixado tudo de volta na cidade, como ele disse.

"Eles me lembram Khun Chaai quando ele era pequeno. Levado e desobediente. Era como ter um monte de Khun Chaai correndo por aí." Khun Jay sorrindo alegremente e, quanto à pessoa que está falando, ele estava sentado, franzindo a testa.

"Eu não era travesso, nem um pouco." Solo argumentou.

"Então Khun Gui vai ensinar?"

Não respondi à pergunta de Khun Jay, mas me virei para olhar Nong Moon. O pequeno estava piscando os olhos antes de pousar a boneca no colo de Solo e depois caminhou em direção a Khun Jay. Nong Moon se sentou e olhou para Khun Jay com um sorriso.

"Professor Hia."

"Honestamente, eu posso lidar com isso sozinho. Até Mae Yai poderia fazer isso sozinha. Mas parece que essas crianças chamam Khun Jay de 'professor' também." Eu dou um grande sorriso. E a pessoa que estava apenas sendo forçado (a ser professor) ainda parece confusa. Então, quando olhou para Nong Moon, imediatamente sorriu.

"Ok. Eu também sou professor então... Mas nunca levante sua voz." Khun Jay esfregou a cabeça de Nong Moon, que ficou confuso. Mas no final, ele voltou a sentar-se de maneira adequada e fofa como antes.

"Professores, vamos dar um passeio!"

Eu me virei para olhar Khun Jay e Solo como se eu estivesse perguntando quando as crianças estavam gritando para nós. Eles apenas assentiram em resposta e depois ajudaram a colocar os alimentos de lado antes de se levantarem.

Os olhos das crianças daqui me fazem sentir estranho por dentro. Elas pareciam tão animadas e felizes que não me fazem deixar de me sentir bem. Até Solo e Khun Jay obviamente parecem alegres. Parece que essas crianças inocentes estão nos ajudando a esquecer as coisas ruins que aconteceram em nossa vida sem percebermos.

Talvez não sejam apenas as crianças... Provavelmente também por causa da atmosfera e de toda essa natureza linda aqui.

Vou tentar sentir o que Mae Yai sentiu sobre as pessoas daqui lentamente.

Talvez essas crianças sejam o primeiro passo para eu conhecer o grande sonho de Mae Yai.

 ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄
Notas:

(1) (kor) é a primeira letra do alfabeto tailandês e (hor) é a 44ª, última letra do alfabeto tailandês.

(2)Hia (เฮีย) significa irmão mais velho. Tem o mesmo significado que Pi, mas a palavra se originou da língua chinesa.

(3)Jae (เจ๊) significa irmã mais velha.



Capítulo 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário