quinta-feira, 16 de abril de 2020

Oxygen 2 - Capítulo 7




Créditos inglês: Houzini
Tradução: Katiane
Revisão: Thais
- Equipe KhunPandex Traduções.



“Professor, pode tomar banho aqui”. Nong Ja apontou para o riacho não muito longe da minha casa. São apenas alguns minutos de caminhada e, mesmo eu dizendo que entendia, de jeito nenhum eu conseguia aceitar que iria tomar banho ali.
“A gente vai tomar banho bem aqui?” Eu me virei para perguntar ao Nong Ja e vi, de relance aquele pequeno (Nong Moon) caminhando sem parar em direção ao riacho e eu quase corri até ele, mas a pessoa do meu lado foi mais rápida. Solo rapidamente pegou Nong Moon violentamente, como se quisesse brigar com Nong Moon. E quando Solo quis derrubar o pequeno no chão, ele segurou com firmeza no pescoço do Solo e juntou os lábios, como se estivesse segurando suas lágrimas.
“Não, professor. Normalmente, nós nos banhamos do outro lado. Não muitas pessoas tomam banho lá.”
Eu acenei com a cabeça, mostrando que entendi e, depois, deixei Nong Ja ir e se divertir com seus amigos. Então, caminhei um pouco mais à frente e vi que o rude e o filhote estavam se abraçando. Nong Moon não chora, mas seus olhos estavam vermelhos, fazendo a gente ficar com pena dele. Seus pequenos braços se agarravam ao Solo fortemente, se recusando a soltar. Eu peguei a boneca que Nong Moon deixou cair no chão e tirei a poeira dela antes de devolver para ele.
“O que há de errado?”
“O garoto estava correndo em direção à água, então eu briguei e ele começou a chorar." Solo se virou para responder. Ele continuou carregando o pequeno nos braços, ele não deu tapinhas na cabeça. Ao invés disso, ele deu tapinhas nas costas do pequeno para confortá-lo. “Eu disse que se ele queria chorar, então que chorasse sozinho."
“Tão sem coração.” Euprovoquei e, dessa vez, o rude ficou de boca aberta. Quanto mais eu esticava minha mão, mais o pequeno queria que eu o segurasse e o rude franzia o cenho.
“Guitar foi legal demais. Daqui a pouco ele vai ficar mimado.”
“Pi só ficou com pena dele.”
Quando eu vi essas crianças aqui, me lembrei do tempo em que tomava conta dos meus irmãos mais novos. Por eu ser o mais velho, eu tinha que ser um exemplo para eles, ensinando e impedindo eles de fazerem coisas erradas. Mas, todas a vezes que os via chorar, imediatamente, eu amolecia e depois ia confortá-los.
“Por que sou eu quem está lavando bronca, então?” Solo esfregou a cabeça do pequeno até ele parecer confuso. O pequeno não disse nada, mas depois ele estava rindo como se estivesse se divertindo.
“Nong Moon quem está morando com você agora?” Eu ignorei a reclamação e me virei para perguntar ao Nong Moon quem estava abraçando sua boneca.
“Eu fiquei com a vó Jit.”
“Nong Moon é irmão mais novo do Nong Ja?” Eu perguntei surpreso. A tia Jit uma vez disse que Nong Ja é seu neto, mas quando eu comparo seus rostos, parecem um pouco diferentes.
“Não.” Nong Moon negou com a cabeça e ficou ponderando até suas bochechas ficarem fofas. “Vó Jit disse que Moon não tem parentes como os outros, mas a vó vai criar Moon para ser uma boa pessoa sozinha.”
Eu fiquei em silêncio por um momento, até que a pessoa ao meu lado provavelmente notou. Solo, então, pegou minha mão que estava segurando Nong Moon. E aquele toque quente pareceu familiar, inegavelmente confortável.
Eu não fiquei triste nem chateado por não conhecer meus pais. Pode ser porque eu já estava acostumado com isso e vivia com Mae Yai. É só que, toda vez que olhava para Nong Moon, ele fazia eu lembrar de mim mesmo quando criança.
“Crianças, vocês estão indo rápido demais!” Jay gritou para as crianças que não estavam muito longe de mim. Depois de um tempo, as crianças vieram correndo e se aproximaram de mim.
“Vovó disse para levar os professores para os outros.” Uma criança novinha puxou minha mão para segui-lo, então, todos acabamos seguindo-o.
No início, eu não tinha certeza quem eram esse outros. Mas, enquanto caminhávamos pela estrada, eu entendi que os outros que ele havia mencionado eram as pessoas do vilarejo que estavam trabalhando juntas.
A primeira coisa que eu vi enquanto caminhava pelo vilarejo foi as hortas que estavam perfeitamente organizadas. Os aldeões estavam trabalhando ativamente e um deles era o Tio Man.
“Pai!” Uma criança pequena do nosso grupo foi encontrar o Tio Man.
“O que você está fazendo aqui, Ai’Sao? Perturbando seu professor ou o que?" Tio Man estava sorrindo, depois levantou e girou a criança no ar até ela gargalhar.
“O professor disse que queria explorar o lugar primeiro. Então, nós trouxemos ele aqui, pai.”
Tio Man acenou com a cabeça antes de se virar para mim e se aproximar. Quando ele viu que eu estava carregando Nong Moon, ele afagou a cabeça do Nong Moon gentilmente.
“Essa criança é meio chorona, professor.”
“Tudo bem.” Eu sorri para o Tio Man e depois coloquei o Nong Moon no chão. Assim que ele desceu, pegou sua boneca e depois foi se agarrar na perna do Solo.
“Venha por aqui, Professor.” Tio Man me chamou para andar perto da horta. Um monte de aldeões se viraram na nossa direção e nos cumprimentaram com um tailandês não muito claro. Mas os sorrisos sinceros em seus rostos eram mais claros do que qualquer outra coisa.
“Tão espaçoso.” Eu disse enquanto olhava a horta que tomava bastante espaço.
“Antes era uma pequena horta, Professor, apenas alguns vegetais que podiam nos sustentar no dia a dia.”
Eu olhei com grande surpresa para os vegetais que eram de grande qualidade.
“A qualidade parece excelente. As pessoas daqui são bem habilidosas.”
“Não, não somos.” Tio Man negou com a cabeça e se abaixou para pegar a terra do chão. “As pessoas daqui não tem estudos. Ganhar a vida para colocar comida no prato é apenas o instinto delas. O solo aqui é bom, mas as pessoas daqui não sabiam o que fazer com isso. Então, só servia como decoração natural.”
“Por que?”
“Há quatro anos, eu fiu para a cidade em busca de trabalho. Homens precisam de pouco, mas as mulheres precisam de suas próprias coisas. É por isso que precisamos de dinheiro. Então, nós trouxemos vegetais murchos, mas ninguém comprava. Eu estava sem esperanças porque eu não consegui trabalho. Então, uma senhora veio perguntar como chegar aqui. Ela disse que uma vez doou coisas para as pessoas daqui. E ela queria se tornar uma professora voluntária, vir para cá e ajudar...”
“...”
“Eu nunca entendi o que uma pessoa que veio da cidade queria de nós. Eu não entendia o que a palavra ‘ajuda’ que ela falava significava. Naquele dia eu trouxe a diretora até aqui. Ela disse que esse lugar era maravilhoso.” Tio Man disse enquanto separava a terra com as mãos. “Ela se abaixou e pegou a terra da horta e disse que até mesmo a natureza aqui ainda era intocada e sem poluição. Tudo aqui ainda estava em excelente condição.”
“...”
“A diretora não ensinou apenas as crianças. Ela ensinou a todos daqui. Quando eu perguntei se ela sabia como cultivar vegetais, ela riu e disse que não sabia, mas que havia uma coisa que ela poderia nos ensinar...” Tio Man se virou e deu um sorriso sincero, que é a característica marcante das pessoas daqui. “Uso, tentativa e erro.”
“Tentativa e erro?”
“Sim. Depois daquilo, a diretora vinha aqui todos os dias depois de ensinar as crianças. Ela nos ajudou a encontrar uma forma de cultivar vegetais. Nós fizemos ‘tentativa e erro’ juntos. Nós usamos tudo o que podíamos. Foi muito difícil no começo, mas conforme o tempo passava, nós começamos a dominar a técnica. De uma pequena horta, nós expandimos para além do que poderíamos imaginar. De vender nossos próprios vegetais na cidade, nós passamos a ser fornecedores.”
“Ela é uma pessoa muito talentosa.” Eu sorrio enquanto me lembro de seu rosto bondoso. "Ela me disse que nem mesmo terminou o ensino médio. Ela era apenas uma mulher comum  que teve mais experiências na via que as outras pessoas. Provavelmente porque ela fez inúmeras ‘tentativa e erro’ na vida. O que ela nos deu não foi apenas conhecimento, mas experiência, que é mais valiosa que conhecimento, mas experiências que são mais valiosas que um texto em um livro.”
“Quando a diretora veio para cá, ela foi como uma salvadora para todos nós. E quando eu te vi chegar... E1u a vi em você. Até mesmo o local em que você está parado agora, é onde ela costumava ficar.”
Eu simplesmente fiquei calado porque não sabia o que dizer. Meus olhos, automaticamente, miravam o chão em que eu estava em pé. Eu me agachei e coloquei minha mão no solo com sentimentos confusos dentro de mim. Eu me sentia triste, feliz e acima de tudo… Com orgulho.
“Hoje, eu entendi claramente o que significa a ajuda que ela dizia. É uma ajuda sincera. Uma ajuda sem que ela esperasse nada em troca.”
“Sim.” Eu respondi com uma voz gentil cheia de orgulho. “Será que o tio tem espaço para plantar algumas sementes?”
“Em relação a isso, a diretora já preparou há muito tempo.” Tio Man apontou para uma área localizada não muito longe de onde eu estava naquele momento. Era ampla o bastante para plantar vários vegetais. “Ela não me disse porque deixou aquela área vazia. Mas eu acho que você deve saber melhor.”
Aquela área vazia... Ela preparou para mim.
“Guitar...”
Eu me virei para o dono daquela voz e dei um sorriso.
“Então, você já plantou vegetais antes?”
“Nunca.”
“Podemos tentar, então?”
Solo, surpreso, ergueu as sobrancelhas, mas depois sorriu e acenou com a cabeça.
“Crianças, venham aqui rápido.” Eu me virei para chamar todas as crianças que estavam com o Khun Jay que, quando começou a andar, foi seguido pelas crianças como um grupo. Eu olhei para eles que estavam andando e rindo ao mesmo tempo... Eles realmente pareciam um bando de ovelhas.
“Vamos começar a estudar.” Eu disse e, assim que as crianças ouviram, elas arregalaram os olhos e fizeram muito barulho. Eles estavam com muita energia.
“Vamos estudar agora.”
“A sala de aula fica na colina. Deixa a gente levar o professor para lá.”
“Não.” Eu neguei com a cabeça, o que fez as crianças, incluindo Solo e Khun Jay, olharem para mim com um olhar questionador, como se não tivessem entendido.
“Por que, professor Sorriso?”
“Professor Sorriso?” eu me virei para olhar Khun Jay porque eu não havia entendido. Então, ele deu uma risadinha e fez uma cara inocente.
“Esse sorriso.” As crianças apontaram para seus próprios rostos, e depois sorriram, como se tentassem me dizer que aquilo era um sorriso.
“Tá bom, então é Professor Sorriso. Mas e esse professor?” Eu apontei para a pessoa que estava parada ao lado. Solo riu antes de olhar para Nong Moon e acenar com a cabeça para ele.
Nong Moon piscou. Suas bochechas gordinhas se incharam ainda mais quando ele deu um sorriso largo.
“Professor Bonito!”
“O que??...” Eu tenho 100% de certeza de que estou fazendo uma cara horrível de chocado. Depois, eu me virei para olhar para o Solo e vi que ele me dava um joinha.
“Professor Bonito e rico!” Nong Moon disse de novo. Dessa vez, Khun Jay estava rindo alto e ergueu as mãos para secar as lágrimas. Era só eu que ainda estava parado lá com cara de idiota. 
“Professor Bonito e Rico!” As crianças faziam muito barulho, mas pararam quando Solo ergueu a mão fazendo elas pararem.
“Só bonito está bom... Rico soa meio exibido.”
“Sééérioooo?” Eu falei arrastado enquanto me virava para olhar para a pessoa ao meu lado. Agora, ele estava ciente de que estava se gabando todas as vezes que disse que era rico.
“Ou não é verdade?” Solo deu um sorriso irritante antes de esticar a mão e cutucar minha bochecha. “O que foi, Professor Sorriso?”
“É melhor se o Pi não falar com o So.” Eu me afastei porque eu não queria que a pessoa que estava se gabando me visse, já que eu não sabia se estava ou não com as bochechas coradas. Mas eu ouvi, claramente, uma risada humorada. Depois, eu parei de pensar nisso e me virei para ver as crianças que estavam olhando para mim.
“O que vamos aprender agora, Professor?”
Eu olhei para o Tio Man antes de apontar para a horta.
“Plantar vegetais... Todos vocês sabem cultivar vegetais?”
“Eu já vi meu pai fazendo isso.”
“Eu ajudei minha mãe a molhá-los.”
As crianças estavam competindo para responder com a voz alta. Todas pareciam ajudar seus pais quando tinham tempo livre. E elas estavam orgulhosas contando como ajudavam até fazerem eu me sentir bem também.
“Mas hoje, nós vamos plantar nossos próprios vegetais.” Eu sorri quando todas olharam para mim com cara de que não estavam entendendo. “Hoje, o professor vai ser um estudante também. Vamos deixar o Tio Man nos ensinar como plantar vegetais.”
“Moon também tem seus próprios vegetais, Professor?" Nong Moon arregalou os olhos enquanto abraçava a minha perna.
“Sim... Todos terão seus próprios vegetais.”
“Eu quero plantar alface!”
“Eu também!”
“Mas tem condições... Como essa é a nossa primeira aula...” Eu fiz uma cara séria e quase sorri quando eu vi o quanto as crianças estavam atentas enquanto me ouviam. “Vocês devem plantar e cuidar sozinhos dos seus próprios vegetais. Resolvam os problemas sozinhos. Devem sempre pensar que seus vegetais são muito importantes e que vocês têm que cuidar. Não se sintam frustrados, não mudem o tipo de vegetais que vocês querem cultivar. Podem prometer isso?"
“Prometemos.”
“Tio...” Eu me virei e olhei para o tio, com receio de ter ofendido ele. Mas, então ele sorriu e não disse mais nada, se virou para outro tio para fazer as preparações e nos disse para esperar.
O outro tio trouxe todos as sementes e equipamentos. As crianças, então, começaram a escolher quais sementes elas queriam plantar. Elas meio que estavam roubando as sementes umas das outras até que atingiram o rude que estava agachado indiferentemente. Depois, ele ajudou a dividir as sementes igualmente e as crianças sorriram.
As crianças que eram um pouco mais velhas faziam um bom trabalho, já que podiam fazer as coisas com mais facilidade e rapidamente. Quanto à mim, eu ainda precisava do Nong Ja para me ensinar. Embora eu tivesse estudado e lido sobre o assunto, por em prática não era fácil. Sem mencionar o clima frio.
“Nong Moon, o que você está fazendo?” Eu me abaixei ao lado do Nong Moon que estava olhando fixamente para o buraco para plantar vegetais com seus olhos redondos.
“P’Jan vai se sujar, né?”
“P’Jan?”
“Isso.” Ele pegou sua boneca da lua e me entregou. Ele tentou usar uma de suas pequenas mãos para cavar o buraco, o que parecia difícil para ele.
N/T: P’Jan é o nome que Nong Moon deu para sua adorada boneca da lua. Jan também significa lua.
“Deixa o Pi te ajudar, tá bem?”
“Não... O Professor Bonito disse que Moon tem que fazer isso sozinho.”
Eu ri quando eu vi o rosto dele totalmente concentrado. No final, eu só peguei a boneca dele e a segurei para ajudá-lo.
“Pi, já terminei de fazer o meu. Então, Pi vai ajudar tomando conta da P’Jan.”
Nong Moon sorriu e se baixou para cavar o buraco com a intenção de acabar antes do Nong Ja. Eu me levantei e fui até a pessoa que estava com o cenho franzido, olhando para sua horta que estava não muito longe de onde eu estava.
“Jay, faça isso aqui um pouco.”
“Khun Gui disse que temos que fazer isso sozinhos. E Khun Chaai também disse para o Nong Moon fazer sozinho.”
“Eu já cavei oito buracos.”
“Então, Khun Chaai deve mostrar que pode cavar cem buracos sem a ajuda de ninguém.”
Eu ri secretamente quando eu ouvi a conversa deles. Solo franzia o cenho, mas suas mãozinhas continuavam a seguir os passos certos para cavar a horta. Suas roupas caras agora estavam sujas e bagunçadas, ao ponto de eu sentir pena delas. Só pude pensar que depois eu teria que lavá-las. Já o dono das roupas, primeiro, ele só estava agachado, mas agora ele simplesmente sentou no chão sem se preocupar se ia se sujar.
“Pi pode ajudar?”
A pessoa que estava franzindo o cenho olhou para cima, mas quando ele me viu, ele deu um sorrisinho.
“Guitar já terminou?”
“Já. As crianças e o Pi estão se ajudando.”
“Eu tenho que cavar outros noventa buracos.”    
“Pi não acha que você possa cavar cem buracos aqui”. Eu ri enquanto olhava em volta. Eu contei, provavelmente essa área comporta por volta de quarenta buracos, apenas. E as crianças já cavaram vinte. “Vamos cavar até preenchermos essa área.”
“Ok.” Solo respondeu e, então se concentrou para continuar o que ele estava fazendo. E eu olhei com sentimentos estranhos para suas mãos sujas.
Era como se ele estivesse no lugar errado...
“Isso é divertido.”
“O que?”
“O que estamos fazendo aqui... É divertido.” Solo puxou a minha mão e a colocou no chão perto do buraco que ele acabou de cavar. “Eu acabei de descobrir que o solo na verdade é assim.”
Eu não tenho certeza que tipo de cara eu fiz enquanto olhava para o outro homem. Mas as palavras que ele disse pareceram negar meus pensamentos. Pareceu que ele me dizia que eu não estava certo em pensar que ele estava no lugar errado.
“Eu nunca fiz nada parecido com isso antes. Mas estou aprendendo agora... E isso é maravilhoso.” Ele repetiu suas palavras e segurava minha mão fortemente, até ficar quente.
Eu olhei para Solo e tudo ao redor dele, suas roupas, e suas outras coisas caras. Quando eu vi ele tendo que fazer uma coisa assim, me fez pensar... Mas parece que eu esqueci de pensar se ele estava disposto ou não a fazer isso.
“É... Vamos aprender juntos.” Eu me sentei ao lado dele e deixei as roupas caras que ele comprou para mim ficarem sujas também. Depois é só eu lavar.
Eu passei muito tempo na horta ajudando as crianças a terminar de plantar seus vegetais nos buracos vazios. É um trabalho comunitário feliz e eu adoraria manter isso como uma lembrança por um longo tempo. Então, alguém nos chamou para casa porque já estava escuro.
Demorou um pouco para decidir tomar banho. Não era tão frio aqui, mas eu ainda não podia tomar banho porque estava muito frio para mim. Contudo, eu tenho que tomar banho porque eu estava todo sujo de terra. Depois que terminei de tomar banho, eu me sentei e comi o jantar. O jantar foi trazido pelo Tio Man com um carrinho e, perto dele, estava o Nong Moon, que andava enquanto abraçava sua boneca.
“Eu fui para casa e Ai’Ja veio. Moon disse que iria ver os professores, então eu o trouxe. Ele está muito apegado aos professores." Tio Man falou, e depois sacudiu a cabeça.
“Tudo bem. Fui eu que disse para ele vir.” Eu expliquei porque eu me lembrei que Solo disse ao Nong Moon para vir essa noite. “Deixa o Nong Moon dormir aqui comigo, Tio. Amanhã eu levo ele e reúno todas as crianças para estudar.”
Mais cedo, eu estava tão ocupado e entretido plantando os vegetais até que eu esqueci de combinar de me encontrar com as crianças.
“Tudo bem, Professor. Eu vou informar ao Jit mais tarde.”
Assim que o Tio Man saiu, eu dediquei minha atenção ao Nong Moon, que ainda estava abraçando a boneca. Ele estava vestindo roupas velhas, mas limpas. Seu rostinho parecia feliz e, na hora que a pessoa que ele estava procurando entrou, ele imediatamente correu e abraçou a perna daquela pessoa bem forte.
“Nong Moon já comeu?”
“Já.”
Eu acenei com a cabeça e chamei Solo e Khun Jay. Nong Moon caminhou enquanto se agarrava firmemente na perna do Solo, depois, se sentou ao lado dele. Ele ficou quietinho nos vendo comer.
Depois que terminamos de comer, Solo levou Nong Moon pelas mãos e saíram da casa. Eles conversavam sobre alguma coisa que eu não sabia o que era. Eu abaixei minha cabeça por um momento, depois, quando me virei para olhar para eles de novo, o dono das costas largas já estava mais longe.
“Eu posso lidar com isso sozinho.” Khun Jay sorriu para mim e olhou para a direção onde Solo foi, como se me dissesse para segui-los.
“Obrigado.”
Eu corri pelo caminho que eu vi os dois percorrerem e quando eu vi aquelas costas que eu já conhecia, parei de correr e os segui silenciosamente, enquanto ouvia a voz do Nong Moon. No fim, Solo parou e eles se sentaram.
Eu andei mais um pouco e me sentei ao lado dele, depois, olhei ao redor surpreso. Nesse lugar, nós podemos ver o céu claramente. Sem árvores nem nada cobrindo a visão. Além do bom clima, a vista também era de tirar o fôlego, tanto, que não ficaríamos enjoados nem se ficássemos olhando para ela por um longo tempo.
“Como sabia desse lugar?” Eu me virei para perguntar à pessoa perto de mim, mas entre nós havia o Nong Moon sentado no meio de nós dois.
“Eu não conhecia, só fui andando até que encontrei esse lugar.”
Eu não perguntei mais nada. Só o silêncio nos cercava e a voz do Nong Moon, que estava falando com P’Jan em seus braços.
“Aquela é a lua.” Solo quebrou o silêncio porque ele queria que o Nong Moon visse a lua que estava lindamente flutuando no céu.
“A lua parece tanto com P’Jan.” Nong Moon disse enquanto erguia a boneca da lua em sua mão, sobrepondo ela à lua de verdade no céu.
“Sim... De qualquer forma, se você sentir saudade da diretora, você pode vir aqui e ver a lua.”
Eu me virei e olhei para o Solo. O pequeno também olhou pra ele, porque nenhum de nós entendeu o que ele queria dizer.
“Professor Sorriso disse que a diretora estava agora no céu, certo?” Solo se abaixou e perguntou a Nong Moon: “A lua é importante para você, não é?”
“Sim.”
“Se é assim, então a Diretora provavelmente tem nos observado lá de cima.”
“Mas por que Moon não pode ir até Diretora?”
“Humm... Talvez não seja a hora ainda.”
“Mas Moon quer encontrar a Diretora.”
“Ela estará olhando por você lá de cima. Só porque ela parece diferente agora e não pode falar, você não vai amá-la menos, não é?”
Nong Moon sacudiu a cabeça, depois olhou para a lua flutuando no céu.
“Não importa onde a Diretora está, se ela pode falar ou não. Tá tudo bem, Nong Moong pode falar sozinho!”
Eu sorri por causa das palavras do pequeno, que parecia não entender nada. Depois que a essa conversa acabou, eu comecei a contar minha própria história. Conversei com o Moon sem me preocupar com nada.
“Ela não é simplesmente a lua.” Solo se virou para mim e olhamos nos olhos um do outro em meio à escuridão. “Ela é tudo... Que qualquer pessoa gostaria de ser.”
“...”
“É Guitar quem decide vê-la como alguém.”
Como alguém?...
Eu olhei para o céu. Para o Nong Moon, Mae Yai provavelmente é a lua. Para as pessoas aqui, Mae Yuo talvez seja uma benfeitora, mas para mim...
“Ela é família... E ela vai permanecer no coração do Pi para sempre.”
Eu não tinha nada para colocar no lugar dela como Nong Moon tinha. Eu sempre a guardarei nas minhas lembranças como a pessoa mais importante da minha vida... Mas ela não está mais aqui comigo. Eu não vou me agarrar a ela, porque se eu fizer, eu me arrependeria e ficaria chorando sua perda por toda a minha vida.
“Diretora, hoje Moon conheceu três novos professores. Professor Hia, Professor Sorriso e Professor Bonito.”
Eu sorri para o Solo e ele olhou para mim. E, surpreendentemente, mesmo não nos tocando, eu senti como se entendesse o que ele quis expressar.
“Pode sentir falta dela, mas não se agarre nisso...”
“Nong Moon sente tanta falta da Diretora."
Eu sinto falta da Mae Yai também.    



Capítulo 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário