terça-feira, 10 de maio de 2022

My Ride - Capítulo 11 - Tawan


Tradução & Doação por: Matheus Brito

Revisão & Controle de qualidade final: Nong Diih

Capítulo 11: Tawan


Não... Isso é criativo.


Arroz de frango Hainanese muito "saudável".

Eu posso sentir o sorriso no meu rosto, que se recusa a ir embora. Eu caminho para pegar uma colher e um garfo, preparando-se para comer, mas Nadia entra pela porta da sala de descanso dos médicos antes que eu possa dar a primeira mordida.


"Olá, Nadia." Eu o saúdo.


"Drenado. Tão drenado. Super drenado como jarra-quebrada-de-peixe-voador.


Sem qualquer aviso, Nadia relata sua situação de dever para mim. Eu olho para o tempo, é só depois das 19 horas, o relógio estava longe ainda de marcar as 20 horas. Apenas cerca de três horas no serviço, e Nadia está dizendo que ele já está drenado. Eu não posso imaginar como ele vai ficar amanhã de manhã depois de passar a noite.


"Sempre que é um horário de serviço negociado, tem que ser tão desgastante, sempre!"


Ele termina sua reclamação, antes de se jogar no sofá, e dá um suspiro profundo.


Esta manhã, quando ele descobriu que eu estava de plantão, ele às pressas pediu uma troca só para obter o mesmo horário de serviço que o meu. Embora estejamos trabalhando em departamentos diferentes e estejamos muito ocupados para nos vermos, aquece meu coração saber que meu melhor amigo também está hospedado no hospital na mesma vaga de serviço.


Com isso em mente, sempre trocamos o dever com colegas de trabalho para tentar coordenar nosso tempo. Podemos acalmar e encorajar uns aos outros quando o trabalho fica cansativo. Além disso, significa que podemos ter os mesmos dias de folga.


"Ei, Tawan, o que está comendo?"


Quando Nadia vê que estou prestes a comer, ele vai para a mesa. Quando se trata de comida, a velocidade de Nadia se torna quase duas vezes mais rápida, independentemente de quão terrivelmente drenado ele é.


"Hein? Arroz de frango hainanese, não é? O que é isso?”


Além de perguntar verbalmente, ele pega meu garfo e cutuca os corações de galinha no meu arroz. 


"Corações de galinha". Eu respondo.


Nadia faz uma cara estranha em mim.


"Arroz de frango hainanese com corações de galinha? Isso é estranho. Nunca tentei. Isso é delicioso?” Ele abaixa o garfo antes de sair da mesa.


Eu pego o garfo de novo e começo a comer o "saudável" arroz de frango hainanese. Eu mastido e engulo.


Mhmmmm, tem gosto bom.


"Nada mal. Melhor do que nada para comer". Eu levo outra colher na minha boca. E o refeitório já está fechado. Isto é do Mork. Ele comprou-o de volta de sua casa e deixou para mim lá embaixo.


 Nadia, que está se afastando de mim, para assim que ouviu o nome do Mork.


"Do Sr. Mork? Uau, chique! Deixe-me ter uma mordida.”


Ele corre de volta para o meu prato, mas eu agarro e movo-o para fora de seu alcance bem a tempo.


"De jeito nenhum, isso é meu e eu não estou compartilhando, vadia!"


"Dawww, Tawan! Só uma mordida. Eu quero um coração do Mork também.”


"Não! Xô! Não há muito e eu nem sei se vai ser suficiente para mim. Vá encontrar sua própria comida.”


Nadia estreita os olhos e me olha escrutinadamente.


"Você está sendo protetor sobre sua comida ou sobre o Sr. Mork? Admita."


Seu olhar e sua pergunta me fazem pular, é como ser interrogado com uma lâmina de faca no meu pescoço.


"Você é louco? É a comida. Por que eu seria protetor sobre o Mork? Ele é meu amigo. Por que eu iria?”


"Vinte e uma sílabas." Nadia conta o comprimento da minha resposta. Seu brilho examinador se intensifica ainda mais. Além disso, ele dá um passo mais perto de mim, seus olhos estão penetrando minha pele tão forte que quase dói."


"Você negou em 21 sílabas e disse 'por que eu iria' duas vezes."



Ele respira fundo e cruza os braços na frente do peito.



"Isso é tão suspeito. Seja honesto e me diga, você está se sentindo bem perto dele, Tawan?.”


Procuro ajuda, mas não há nada nem ninguém. Só consigo pensar em balançar a cabeça, então balanço minha cabeça desesperadamente, esquecendo de mastigar a comida na minha boca.


"Tem certeza de que não é protetor sobre ele?" Nadia repete.


Eu balanço minha cabeça novamente e acidentalmente engoli sem mastigar primeiro.


GULP!


"Ack! Hack kack kack!"


Então, acontece. Eu me engasgo com a minha comida e um pedaço de coração de galinha voa para fora e bate em uma parede. Nadia, tendo rapidamente evitado, ri de mim.


"Por que você tinha que estar tão assustado, Tawan? Eu só estava te provocando. Não sabia que iria assustá-lo a ponto de engasgar-se.”


"Seu rosto era sério e assustador como o inferno!" Eu caminho até a geladeira e sirvo um copo de água para beber, lavando a dor aguda que sinto na garganta depois de sufocar.


"Eu estava brincando, seu cray cray. Eu sei que você já tem P'Por.” Nadia me dá um olhar dramático como se houvesse uma segunda câmera filmando-o pela esquerda.


"Oh, você já comeu alguma coisa?"


Tudo bem, essa é a minha chance de mudar de assunto. Não quero que Nadia se concentre em Mork e em mim, porque, como eu disse, não há nada entre nós.


"Eu fiz. Eu ia perguntar se você quer tomar um café comigo antes que a loja feche.”


"Sim, claro. Deixe-me comer rápido.” E eu apressei para terminar meu arroz saudável.


Sabe quais são as vantagens de ser médico? Podemos dormir assim que nossas cabeças chegarem a um travesseiro, pois sabemos que até um sono de dois minutos é precioso. E podemos comer rápido. Enchemos nossas bocas com comida e mastigamos algumas vezes antes de engolir.


Essa é a vida de um médico.


[****]


"Olá, Dr. Tawan, Dr. Nadia. Você estão de plantão hoje à noite?


O mesmo barista sorri e nos cumprimenta quando entramos. Mais cedo, passamos por muitos outros médicos que também estão de plantão, cada um deles com uma xícara de café na mão. Cafés em hospitais estão mais ocupados de manhã e tarde da noite. Quem acha que uma cafeteria provavelmente não tem trânsito depois das 19h às 20h deve visitar um hospital e observar o negócio.


"Americano gelado e café com leite gelado extra, por favor, como de costume."

Eu faço meu pedido e entrego-lhe o pagamento, pagando por Nadia também. Nós geralmente viemos aqui para um café juntos e pedir a mesma coisa todas as vezes, então quando pagamos, pagamos juntos em uma conta e nos revezamos pagando. Da última vez, Nadia pagou e desta vez é a minha vez de pagar.


Quando olho para Nadia de novo, ele está franzindo a testa enquanto digita algo no telefone, provavelmente respondendo a uma conversa. Ele então balança a cabeça, desliga-a, e a guarda antes de sentar-se em uma mesa para esperar pelo café. Eu corro atrás dele.


"E aí? Você foi chamado?”


Nadia balança a cabeça. Na verdade, eu meio que adivinhei que não se trata de trabalho, porque eles geralmente anunciam através dos alto-falantes ou apenas ligam diretamente por telefone. Se é uma mensagem de celular, deve ser outra coisa.


"Então, o que é isso? Uma carranca tão grande em seu rosto. Quer falar sobre isso?”


"O cara com quem saí." Nadia diz e faz uma pausa, perseguindo seus lábios em uma linha reta como se ponderando por onde começar. E eu estou completamente intrigado.


"Espere, o quê? Você foi a um encontro? Que? Quando? Como? Outro dia você ainda estava com o coração partido sobre P'Ganghan.”


"Daww, já passou mais de uma semana, não? Quem ficaria com o coração partido por tanto tempo? Eu tenho uma vida para viver. A vida deve continuar, você não ouviu isso? É normal já ter um novo encontro."


"E por que você estava franzindo a testa? Ele não é bonito? Ou ele era um fake?”


Há uma razão para eu perguntar isso. Antes, Nadia chorava muito por namorar um homem do Facebook e receber embalagens enganosas com muita frequência. O que significa que eles não pareciam tão bons quanto suas fotos de perfil.


"Não, não. Ele é como nas fotos, talvez até melhor. Mas ele disse que eu sou muito ladylike e não seu tipo.”


"Uh-huh... E daí? Você se importa?”


Pergunto por que conheço bem a Nadia. Ele está assim desde que ainda estava usando seu antigo nome, não... Ele costumava fazer uma piada que se há alguém que pode ser mais ladylike do que uma mulher de verdade, deve ser ele. Nunca o vi se sentir incomodado com o assunto. Mas por que de repente ele se sente mal com isso agora?


"Claro, eu me importo. Porque eu gosto desse homem." Essa é a resposta de Nadia. "Certo, mas ele não gosta de você pelo que você é."


"Ele disse que gosta de mim. Disse que eu pareço bem e tenho uma boa forma, que é apenas o tipo dele. Eu tenho um bom perfil, e ele tem vontade de ter um namorado médico por tanto tempo, especialmente um pediatra. Mas ele não quer que eu seja ladylike. Ele quer um namorado viril, que possa andar com ele ao longo da estrada e ser visto como um amigo, não amante."


"Então, por que ele quer um namorado?" Eu não entendo.


"Isso é o que eu perguntei a ele." Nadia responde. "E ele disse..."


Nadia para de falar e mostra a tela do telefone para mim. É uma mensagem de bate-papo do Facebook dele. Tento evitar olhar para a foto e só ler o texto, mas não posso deixar de notar que ele usa camisa branca com epaulets pretos. Parece que ele está usando um uniforme de piloto.


"Ser amantes é um assunto privado entre duas pessoas.

Não precisamos transmitir para o mundo.

Eu me importo com a forma como a sociedade me vê.

Se estivermos juntos, terá que ficar assim".


Então, há uma resposta de Nadia, que é apenas "......"


"Acho que não somos a resposta certa um para o outro. Às vezes, apenas gostar não é suficiente para um relacionamento."

"Acho que não posso ser o tipo de namorado que você espera.

E você não pode ser o tipo de namorado que eu quero, também".


"O que isso significa? Não estamos mais namorando?"


"Nós podemos nos encontrar. Acho que podemos ser amigos.

Podemos nos ver como amigos?"


"Só porque sou ladylike?"


"Para você pode ser 'apenas' ladylike.

Mas para mim, não é "apenas".

"Eu sinto muito".


"Esquece. É minha culpa por ser ladylike.”


Eu devoldo o telefone para Nadia quando eu chegar a esta parte. Há mais mensagens abaixo, mas isso é o suficiente para eu entender o ponto chave de porque meu melhor amigo tem um olhar tão abatido em seu rosto.


"E você não pode ficar com raiva dele?" Eu pergunto.


Nadia acena. "Uh-huh. Estou com raiva de mim mesmo.”


"Bravo consigo mesmo por...?"


"Por ser ladylike! Por que você tem que perguntar? Pense nisso, se eu não fosse ladylike, eu não estaria aqui sentado com você. Eu teria saído com ele. Depois de amanhã ele tem um voo, e esta noite ele está livre. Estaríamos juntos assistindo um filme ou dirigindo para ver à noite."


Nadia dá um grande suspiro antes de continuar. "Mas porque eu sou ladylike. Sou um gay passivo, alto e volumoso, com cara assustadora, mas também ladylike. Então eu tenho que estar de plantão agora. Perdi a oportunidade porque sou ladylike. Estou começando a pensar que não é "apenas ladylike", deve ser mais do que isso, como ele disse.”


Nadia dá de ombros. E ele deve estar sentindo que eu não quero ver seu rosto abatido, porque ele força um sorriso. Mal ele sabe, porém, que seu sorriso falso é ainda mais insuportável para mim do que seu rosto triste de antes.


"Por que você não diz 'apenas um cara como ele' em vez disso?"


Nós viramos nossas cabeças nessa direção. Parece que o barista notou que conversamos tão atentamente que esquecemos nossas bebidas. Ele veio servir o café na nossa mesa e deve ter ouvido nossa conversa.


"Como? O que é essa coisa de "só um cara como ele?"


Nadia aceita seu café e tira um gole pelo canudo. Sr. Mayon levanta uma cadeira e se senta ao lado da nossa mesa. Não há outro cliente na loja agora. Parece que somos os últimos clientes dele esta noite, então ele tem tempo livre para uma conversa.


"É só um homem como ele que não gosta de ladylike, como a Dr. Nadia”


O barista responde.


E ou porque ele vê que estamos ouvindo atentamente, ou ele percebe que não foi claro, ele elabora mais. "Doutor, você não pode mudar a si mesmo para outra pessoa ou cortar uma parte de si mesmo fora e jogá-lo fora por causa do comentário de uma pessoa. E se ele disser que não gosta do seu nariz proeminente, você se livraria do seu nariz?”


"Nayyy" Nadia responde instantaneamente. "Ei, espere! Eu tenho um nariz proeminente?” Ele toca às pressas e sente-se ao redor de seu próprio nariz.

"Não é isso! É só um exemplo. Baww, doutor.” Barista tira a mão de Nadia do nariz.


"O que eu quero dizer é, ser ladylike é uma parte de você, certo, doutor? E por que você tem que cortar uma parte de você fora apenas pela opinião de um homem? Você se lembra quando eu falei com você sobre o seu café extra doce?”


"Sim, você disse que meu dente doce vai me colocar em risco de diabetes." Nadia responde.


O barista acena. "Sim, doutor, e você se lembra como você respondeu?"


"Eu disse que gosto assim. Café doce me faz feliz. Se eu morrer de diabetes, ainda morrerei feliz."


"Deixe-me reclamar um pouco aqui. Ele não deveria ter dito isso, na minha opinião. Nossa, Nadia, você é médica! Mas seja como for, vou deixá-lo deslizar, só desta vez.” Terei que corrigir a atitude dele mais tarde.


"Isso mesmo, doutor. Café extra doce é uma parte de você. Você não desistiu. E por que você tem que desistir de sua parte feminina? Eu acho que é ridículo.”


"Mas as pessoas diziam para gays, se você é ladylike, você está no mercado baixo nível." Nadia reclama alto.


"O mercado de baixo nível ainda é um mercado. As pessoas ainda compram disso. Alto nível ou baixo nível, está tudo nos olhos de quem vê. Não sei, mas acho que mercados de ponta ou baixo nível não existem. É uma ilusão. A chave é se você está no lugar certo na hora certa para a venda.”


Barista faz gestos com a cabeça no nosso café gelado.


"Você acha que se eu montar uma cafeteria em alguma aldeia, algum cliente virá comprar café por volta das oito ou nove da noite? Talvez eu possa vender um pouco. Algumas ordens, dez no máximo. Será impossível vender quase cem xícaras de café em apenas uma hora das oito às nove, assim. Mas é porque estou em um hospital. A localização me dá um grupo alvo composto por médicos como você, que precisam de um café tarde da noite antes de entrar em serviço. É por isso que eu vendo bem.”


Eu olho para a xícara de café meio bebida na minha mão...


Uh-huh. O que o Sr. Barista disse é tão verdadeiro.


"Se você acha que é uma mercadoria, um... Pessoalmente, eu não quero que você pense assim, mas se você fizer isso, a razão pela qual ninguém comprou você é só porque eles ainda não chegaram na sua loja. Ou talvez você esteja simplesmente na loja errada. Não pense que você não vale a pena comprar. Culpar-se é uma perda de tempo. É melhor culpar outra pessoa. Gahahaha!"


"Ou culpar os espíritos guardiões do lugar." Então, Nadia canta com uma risada. Embora a decepção ainda apareça em seu rosto, seu sorriso parece começar a recuperar seu território.


Este é um mecanismo de emoções, eu acho. Quando estamos cheios de tristeza e decepção, expressamos as emoções e as drenamos. Só então, haverá um espaço livre para rir e sorrir para se mudar.


"Mas eu... não me importo com uma pessoa feminina, doutor."


Barista faz um movimento em Nadia sem deixá-lo tomar uma posição primeiro. Se isso fosse esporte, podemos dizer que ele está usando uma estratégia ofensiva de repente. Tipo, boom, na cara. De quem é o rosto, você pergunta? Meu rosto. Ou talvez eu deva dizer pela minha cabeça, porque olá, estou sentado aqui, pessoal.


"Eu acho que uma ladylike como a Dr. Nadia é adorável. Você tem muito caráter.”


"Ei... você acabou de fazer um passe para mim?” Nadia pergunta espirituosamente, mas eu vejo um brilho de um sorriso nos cantos de seus lábios.


"Isso não está no meu campo, eu não sei como. Eu só faço café, doutor.”

Ele responde.


"Oh, mas eu espero que você possa fazer a sua mente." Nadia retruca.


"Doutor... amanhã você está livre após o trabalho?”


O Sr. Barista pergunta, em um tom mais sedutor desta vez.


"Depende do que você vai perguntar a seguir."


"Amanhã eu tenho que reabastecer meus grãos de café, você quer ir fazer compras comigo?"


Com isso... Eu, amigo do protagonista, peguei cuidadosamente meu copo americano e esgueirei-me em direção à porta de saída antes de abrindo-a silenciosamente e saindo. Olho para trás e os vejo ainda falando, alheios ao seu público desaparecido. Vai demorar um pouco até Nadia perceber, eu acho.


Eu li de algum lugar que em cada final, podemos encontrar uma chance.


Não importa se perdemos ou ganhamos nesse final, ou mesmo que estejamos confusos se perdemos ou ganhamos, se ainda estamos vivos quando uma coisa termina, o que imediatamente se segue é uma chance. É uma chance de começar de novo.


Se não fosse porque Nadia encontrou seu final com o Sr. Piloto (eu acho, eu não perguntei a ele ainda, poderia perguntar mais tarde) ele não teria uma chance extra para o Sr. Barista. Se não fosse porque ele reclamou desse final na cafeteria antes de fechar a noite, não haveria chance de eles se sentarem e falarem assim.


Certo, isso é estar no lugar certo na hora certa, como o barista disse.


Ding... Ouço um som de notificação de mensagens.


Pegando, espero que seja Nadia me virando por fugir da cafeteria sem contar a ele.


Mas não... Surpresa! É uma mensagem do meu P'Por.


"Eu sei que você deve estar ocupado durante o horário de serviço, mas tente dormir um pouco, também. Tudo bem se você não tem tempo para mim, mas eu quero que você tenha tempo para o seu próprio descanso. Você sabe, eu estou preocupado com você. Terminando isso, ele me manda um adesivo de Urso Marrom soprando um beijo.


Meu coração sopra com esse encorajamento. Esta é a minha pessoa "lugar certo na hora certa". Amanhã é o Dia do Loy Krathong. Depois do dever e de uma ronda na ala, estarei livre. Posso voltar a dormir no condomínio com meu querido e podemos ir a um festival de Loy Krathong à noite. Será nosso primeiro Loy Krathong desde que estamos firmes.


"Doutor Tawanork comparecer na sala 3550.

Doutor Tawanork comparecer na sala 3550.”


Oh merda... 3550 é o pronto-socorro.


Deve haver uma consulta de emergência.


Coloquei o telefone no bolso e corro para o Departamento de Emergência. Bem. Que esta noite seja tão desgastante quanto deva ser.


Então, amanhã terei todo o tempo do mundo para passar com meu amado P'Por. :)


[****]


"Eu sinto muito, Tawan. Eu não sabia que você ia ser livre.”


Ok... Esta manhã não saiu como eu esperava...


Ontem à noite o trabalho estava cansativo, mas não tão brutal. Dormi um pouco das 4 às 6 da manhã. Isso já é a maior sorte que eu poderia ter. Acordei para verificar os casos de ontem à noite, em volta da enfermaria, resumir os relatórios do caso, tomar banho, e trocar de roupa antes de voltar para o condomínio, só para encontrá-lo fazendo as malas para sair para uma visita domiciliar...


"Não, é minha culpa por não o lembrar que estou livre."


Vendo a expressão dele, não consigo ficar brava com ele apesar de estar muito chateado. Eu disse a ele que seria livre em Loy Krathong e que eu queria passar um tempo juntos. Admito, eu não o lembrei depois, mas vamos lá... Esse tipo de coisa precisa de uma segunda confirmação?


"De qualquer forma, você não pode sair à noite em vez disso?"


Pergunto sem ter esperanças. Eu posso adivinhar a resposta.


Ele balança a cabeça, como eu esperava.


"Infelizmente, não. Eles querem ir ao festival Loy Krathong no Templo Wat Yai Chai Mongkhon, então estou dirigindo por eles. Tawan, você não vai para casa? Você está livre hoje.


"P'Saengtai não está aqui, e meus pais saíram da cidade para visitar Daonuea. Ninguém está em casa.”


"Que tal ir ao Loy Krathong com a Nadia, então?" Ele tenta sugerir outra opção.


Eu balanço a cabeça. "Hoje ele tem um encontro. Está tudo bem, querido. Você deve ir para casa.” Na minha cabeça, eu pergunto se ele me deixaria ir junto, porque eu quero conhecer a família dele também. Mas... É provavelmente impossível. Acho que a família dele não sabe que ele tem namorado.


"A propósito..." Eu esmago meu cérebro para encontrar a próxima frase. "Você vai passar shopping Paragon em seu caminho? Posso pegar uma carona até o shopping? Eu quero ir a uma livraria antes de voltar para o dormitório.”


"Claro. Isso é fácil. Vou dar uma olhada no shopping com você um pouco antes de sair."


Ele me dá um tapinha na cabeça. Talvez ele saiba que esse é o meu ponto fraco. E embora eu saiba que isso não muda a situação, eu sei que isso realmente não muda a situação, mas isso pode pelo menos me fazer sentir um pouco melhor.


Bem. Posso não passar Loy Khathong com ele este ano, mas ainda há ano que vem. Vamos ficar juntos por muito tempo. Tento me consolar com esse pensamento.


[****]


Na livraria.


"Tawan, que livro você está comprando? Você tem um livro em mente?”


"Ainda não. Eu planejo olhar ao redor e ver se eu estou interessado em algum dos novos lançamentos.”


"Meu querido, você vai ter tempo para lê-lo? Você está sempre lendo livros sempre que está livre" Ele ri.


Viro-me para olhar para ele. "Boo! Às vezes, a felicidade pode vir apenas de comprar os livros, querido."


"Claro, eu sou livre. Eu respondo silenciosamente. Tenho todo o tempo do mundo hoje porque ele não está comigo. Não posso ficar no quarto dele porque não tenho o cartão-chave. E mesmo que eu faça, não há nenhum ponto em ficar no condomínio, pois ele não está lá. É melhor eu passar meu tempo livre lendo alguns livros interessantes.


A nova prateleira de lançamento não tem nada de interesse, então eu continuo andando ao longo do corredor e escaneando os títulos de outros livros, no caso de um livro aleatório vai chamar minha atenção. Vamos lá, por favor. Qualquer livro para eu passar o tempo hoje à noite. Não estou com disposição para ler livros e esta noite oferecerei muito tempo livre para eu olhar para o teto.


"Opa, desculpe!"


Olhando para a prateleira e não prestando atenção para onde estou indo, esbarro em alguém que está lá lendo um livro. O impacto me tira do equilíbrio, e P'Por pega meus ombros para me estabilizar.


"Você está bem, Tawan?"


"Estou bem, obrigado. Eu não estava olhando, eu sinto muito, senhor.” Na última frase, viro-me para falar com o homem que encontrei.


"Eh, doutor..."


Eu olho para cima e estudo o rosto da pessoa.


"Oh? Mork..."



>>> CAPÍTULO 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário