sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Triage - Loop 03.


Resultado de imagem para ทริอาช

Crédito em inglês: nadamellow
Tradução: N'Diih
Revisão: N'Diih
— Equipe KhunPandex Traduções.

"Bam!"


Levantei a minha cabeça quando ouvi alguém bater na mesa e vi Nong Aim pondo suas mãos na mesa. A linda enfermeira parece irritada.
"Dr. Tihn! Como você consegue dormir quando existe uma guerra lá fora? Será que você pode ir até lá fora e ajudar os nongs?" olhei para ela quietamente. Ela olhou para a comida que que foi deixada intocada na mesa e continuou.
"Você dormiu enquanto comia. Você está bem? Precisa de algum descanso?"
Me levantei rapidamente, assustando Nong Aim até que ela recuou alguns passos. Ok, isto é estranho. Este sonho dentro de um sonho dentro de um sonho é muito realista. Ainda estou dormindo e sonhando sobre esta situação. "Aim, me acorda."
Nong Aim olhou para mim confusa. "Você está acordado."
"Não... Quer dizer, eu estou sonhando agora mesmo. A sério, terminei meu turno há muito tempo. Então voltei aqui e apaguei. Agora mesmo devo estar sonhando sobre o que aconteceu antes. Agora mesmo, estou dormindo..." continuo a repetir minhas palavras como se estivesse louco. Nong Aim olha para mim antes de deixar escapar uma gargalhada.
"Eu não entendo o que você está dizendo, Dr. Tihn." Ela se agachou para pegar o estetoscópio que havia caído no chão e entrega ele a mim.
"Você tem que trabalhar de manhã até o turno da tarde, não é? É normal alguém falar coisas sem sentido depois de trabalhar por 16 horas." Ela me empurrou para fora da sala 
"Eu não estava falando coisas sem sentido. Eu estava dizendo a verdade. Eu vi Nong Aim naquela sala várias vezes!"
"Eu trabalho aqui, então é natural me ver dentro da sala de descanso. Você ainda está sonolento, certo, Dr. Tihn? Se você ver o estado em que a sala de emergência está, irá com certeza acordar."
Então eu vi a cena extremamente caótica da sala de emergência pela terceira vez. Respirei fundo. Ok, se acalme, Ai'Tihn. Em momentos, você vai acordar na sala de descanso, terminar seu turno e voltar para o apartamento para dormir enquanto abraça meu gato persa branco. Terei que deixar tudo ir e seguir em frente. Terei que... Deixar ir.
"P'Tihn! Por favor, me ajude!" A voz de Wan entra nos meus ouvidos. Abro os meus olhos e vejo o nong externo a vir na minha direção. "Pi, eu tenho um caso de um idoso de 52 anos que sofre de asma. Ele teve um broncodilatador e um spray. Se sentiu cansado por 30 minutos antes de vir para o hospital..."
"Ponha no ventilador. Esse caso será difícil. Então eu irei pôr pessoalmente. Nong vá ver outro caso" de acordo com isso, eu irei ver o tio que aparenta estar extremamente cansado, mas ignoro. Wan olhou para mim confuso. Então eu estarei de serviço de novo no sonho. Meu cérebro está jogando truques comigo, certo? Com certeza, farei isso de novo e terminarei isso, para assim que fechar meus olhos depois do meu turno terminar, eu poder voltar para a realidade. "Insira o ventilador. Traga um tubo nº 7.5 com 10mg de valium."
"Nº 7.5 com valium!" uma médica respondeu a mim e se apressou para pegar o equipamento. Uma jovem enfermeira correu para pegar a máscara com o balão de ventilador e conectou ao tanque de oxigênio para preparar para o trabalho. Eu já vi isto antes, mas não interessa, é um sonho. Ainda estou sonhando.
Quando o paciente começa a se sentir grogue por causa do efeito da droga, ponho a lâmina gentilmente dentro da boca do paciente. Preciso da ajuda da enfermeira para empurrar a traqueia do paciente de trás. Ali... Eu vejo... Consegui inserir o tubo no paciente com somente uma tentativa.
"Paciente inconsciente vindo!"
O caso deste turno acaba de chegar. Vi o homem inconsciente que se envolveu em um acidente ser levado às pressas na maca em direção à sala de emergência. Olhei para o rosto do paciente cuidadosamente e penso que vi o rosto desta pessoa pela primeira vez. Mesmo no seu estado inconsciente, ele parece surpreendentemente bonito.
É possível que eu seja capaz de salvar a vida desta pessoa? Mesmo que isto seja um sonho não importa.
"Pin! Deixe que eu trato disto!" Agarrei o ombro da Nong Pin que estava prestes a ir ao caso. "Deixo você ligar para a UTI e deixar eles trazerem o tio em quem eu inseri o ventilador há pouco tempo."
"Oh... Okay." Pin olhou para mim em confusão por um momento antes de seguir minhas ordens e se apressar para o caso.
Vou diretamente ver o jovem paciente. A primeira coisa que faço é acordar ele para verificar suas respostas. "Paciente, paciente, você pode me ouvir?" Chamo por ele em voz alta enquanto agito seu ombro. O jovem homem não reage a minha voz. A próxima coisa que faço é sentir seu pulso.
Um segundo, cinco segundos, dez segundos, meus dedos não conseguem sentir o pulso.
"Não sinto o pulso. Comece a reanimação!!!"
(****)
"Oh... Eu não consigo fazer isto, minhas pernas irão quebrar e eu irei enlouquecer." Gap disse e me cutucou bem forte com o seu ombro. "Hey, porque você parece distraído?"
Ignorei esta pessoa do meu lado, que está tentando saber das minhas preocupações. Meu cérebro está trabalhando no problema do paciente. Depois de horas tentando salvar a vida dele, no final ele morreu. Pela segunda vez, tive que ir dizer aos pais dele as más notícias e ver as enfermeiras removerem o monitor e o tubo de respiração.
Porquê esse sonho não me deu a oportunidade de mudar isso? Na verdade, como eu poderia salvar a vida do paciente?
"Você não sabe o que aconteceu no caso do paciente que acabou de morrer, Pi?" Nong Wan me perguntou.
"Isso mesmo! Eu não sei onde eu errei." Cruzei as minhas mãos e pus elas na minha testa. "Há tanto sangue perdido. Eu dei sangue a ele e pus no soro também. O ácido no sangue dele estava resolvido. Havia um alto nível de potássio nos eléctrodos do sangue dele que também foram resolvidos...".
Gap bateu no meu ombro e se levantou. "Não pensa muito sobre isso. Será a última vez. Vamos voltar e dormir."
"Pi, também estou indo." Pin disse. "Te vejo mais tarde, P'Tihn."
Permaneci sentado enquanto todo mundo deixava a sala juntos. Meu cérebro está tão cansado que eu não quero pensar ou reclamar mais. Quando irei acordar deste sonho? Quem pode me ajudar a acordar desta mesa? Eu devia voltar para casa e ir para cama antes de eu sonhar com esta situação sem sentido novamente.
Ou eu devia voltar agora?
Mas eu estou muito cansado. Demasiado cansado para sequer abrir meus olhos.

2 comentários: