sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Triage - Loop 10: Conhecendo.


Imagem relacionada


Créditos em inglês: nadamellowTradução: Anne.Revisão: N'Diih.— Equipe KhunPandex Traduções.



O álcool é algo prejudicial para o corpo. Isso é algo que eu aprendi continuamente e não sei quantas vezes desde que virei estudante de medicina. Mas mesmo assim, escolhemos beber álcool como algo para tornar a socialização agradável. E depois acordar no início da manhã com uma dor de cabeça até quase vomitar. Eu sustento meu corpo para sentar e apertar meus olhos. Ao lado do meu corpo estão as figuras de Ai'Sing e Ai'Gap, que estão dormindo juntas na cama. Quanto às garotas, elas tinham pedido licença desde tarde da noite. Não me lembro o que aconteceu ontem. Eu só lembro que eu era a pessoa que estava segurando o bolo para cantar junto com Ai'Gap, Ai'Pong, Nong Pin e Nong Kung, cantando a música de Feliz Aniversário, e comendo carne de porco com álcool. Tudo depois parece um borrão.
Eu me levanto direto para o banheiro, abro a torneira e espirro um pouco de água no meu rosto para me acordar. Eu não devo beber muito porque tenho que trabalhar no turno da manhã. Eu levanto a minha mão até o meu cabelo que começou a crescer até cobrir meus olhos. Eu digo a mim mesmo que vou cortar o cabelo umas cem vezes e mesmo assim não tive a chance de ir nem uma vez.
Eu saio do banheiro e bato na cabeça de Ai'Gap que está dormindo pacificamente na cama com Sing. "Acorde, oi. Você tem turno da manhã comigo."
"Huaaaa". Gap geme alto em vez de responder. Ele se move e se contorce e dorme novamente. Eu olho o relógio. Agora é 7h15 da manhã.
"Se você não acordar..." eu uso uma ordem absoluta. "Eu vou dizer ao professor que você teve um desempenho terrível. Cortar os dias restantes do seu curso eletivo por até um mês apenas!"
Gap surge de repente para se sentar. "Heiya não interrompa os dias eletivos de Gap na!!"
"Huh." Eu levanto um sorriso no canto da minha boca. Eu sei que Gap quer ir trabalhar no pronto-socorro do hospital perto do oceano, assim como ir para o exterior. Se seus dias forem reduzidos, esse sonho vai desmoronar.
______________________________________
Esta manhã está inacreditavelmente pacífica. Eu pude ter algum tempo para sentar e conversar com o professor Sukrit, um professor de ER que está de plantão hoje. O professor me aconselhou sobre trabalhar no hospital da província porque, no passado, ele costumava ser um funcionário de um hospital na região de Isan, que é famoso por ser o mais caótico do país. Eu mesmo recebi uma bolsa de estudos do hospital da cidade natal para poder trabalhar da maneira que o Professor Sukrit já havia passado.
"Assim que você chegar a um ponto, nong também se perguntará por que temos que salvar alguém que não ama sua vida, especialmente aqueles que estão dirigindo embriagado ou engolindo drogas para cometer suicídio. Nong pode se cansar e ficar insatisfeito com o seu trabalho." Professor disse com uma expressão séria. Eu escuto o professor enquanto checo o prontuário do paciente que um nong externo enviou para me deixar verificar. "Mas não é preciso sempre pensar que algumas pessoas não amam suas próprias vidas, mas que também existe pessoas que as amam ou alguém que eles amam. Ajudar a pessoa pode resultar em fazer muitas outras felizes."
"É um bom pensamento. Durante o dia em que me sinto péssimo, tentarei usá-lo." Eu dou o gráfico para uma enfermeira. "Esse paciente pode ir para casa."
"OK." A enfermeira que aceita o quadro que eu dei é Nong Aim, uma enfermeira do sexo feminino que é famosa como a mais feroz do pronto-socorro, até mesmo o professor tem medo dela. Mas uma pessoa como ela é ótima para ser enviada para enfrentar os pacientes que estão além da compreensão. "Er, doutor. Agora pouco teve um telefonema dizendo que há um paciente inconsciente em um shopping. Agora ele está consciente. Prepare-se para receber o caso."
"Anotado." Eu levanto minha mão em saudação a Nong Aim, em seguida, viro para olhar para o professor. "Professor, eu vou verificar o caso primeiro."
O professor Sukrit concorda. "Fique tranqüilo, qualquer coisa que precise, pode consultar com Pi a qualquer momento."
Levanto-me e caminho para visitar o caso de uma avó sentada na cama conversando com um Nong externo com um largo sorriso. Quando Nong se vira para me ver, ele rapidamente me dá o relatório do caso. "Uma mulher de 72 anos, caiu no tornozelo 3 horas atrás. Não pode engordar. Nós comprimimos a dor diretamente no tornozelo por fora. Planejamos mandá-la para o Raio-X para verificar o tornozelo."
"Caiu por tropeçar e desmaiou ou desmaiou primeiro e depois caiu gradualmente?" Eu me viro para perguntar ao Nong. Nong externo parece sem palavras por um tempo. "Mesmo que a aparência do caso seja como se fosse apenas um acidente, mas Nong precisa pensar sobre a doença física que pode ser a causa também. Não pode se perder isso..." A frase que acabei de dizer me faz sentir como se houvesse algo cutucando meu coração, fazendo com que eu parasse de falar por um momento. Nong externo pisca os olhos para mim em confusão.
"Então eu vou checar o histórico dela primeiro."
Eu sinto que estou esquecendo algo que não consigo pensar. "E, er, tente verificar. Se a avó tiver sintomas de desmaio de antes, vá medir a pressão arterial e a posição de dormir. Efetue ECG também."
"Sim, Pi." Então, nong se vira imediatamente para verificar o histórico da avó diligentemente. Fico observando Nong checando o disco com um sentimento inquietante se acumulando no meu peito. É a sensação semelhante quando estou saindo de casa e sinto que estou esquecendo alguma coisa em casa, embora já tenha verificado tudo.
Após dez minutos, um paciente idoso foi empurrado recebendo uma trança de transcrição (tag) para passar pela triagem que é azul, o que indica que atingiu o maior nível de emergência. Um enfermeiro da triagem se apressa também enquanto fala em voz alta para ser ouvido com clareza. "O paciente está inconsciente!"
Quando o azul entrar, a importância vermelha, amarela, verde e branca é reduzida imediatamente. Isso é o que é chamado de triagem, um arranjo de emergência usando o código de cores para o tratamento mais eficiente. Se alguém gostar do sistema antes do tratamento, provavelmente não terá que falar um com o outro no pronto-socorro. O frio pode esperar. Se houver uma parada cardíaca em um segundo, não importa o que eu devo ir e verificar primeiro. Se um paciente fizer um alvoroço por esperar muito tempo e não receber tratamento nem uma vez, a unidade de segurança atribuída ao pronto-socorro também funcionará imediatamente. A pessoa que conseguiu o cargo é Enfermeira Aim, é claro.
"Heiya! Gap vai fazer isso sozinho!" Ai'Gap corre antes de eu ir rapidamente. Concordo que ele seja a primeira pessoa a avaliar o paciente para treinamento. Gap começa a chamar o paciente para avaliar sua consciência e rapidamente sente o pulso quando ele não responde.
"Não há pulso, comece a RCP!"
Instantaneamente sinto que há um raio na minha cabeça muito vagamente. Eu levanto minha mão para segurar minha cabeça e tropeço para trás. As imagens de vários eventos aparecem de uma vez e me fazem sentir tonto. Eu olho para a imagem na minha frente. P'enfermeira assistente subiu para fazer CPR no paciente. Ao mesmo tempo, há outra imagem sobreposta à imagem. Realizando RCP em um paciente jovem na cama perto da janela da enfermaria do CCU. O coração do paciente parou porque ele tem cardiomegalia (coração aumentado). O paciente é o namorado de uma mulher chamada Mai. Esse Nong é o filho da tia Pang. Tia Pang é amiga de Mae. Nong foi afogado no mar onde meu pai ajudou. Nong gosta de jogar futebol e basquete. Nong gosta de beber mocha gelado e adicionar mais açúcar. Nong gosta de assistir filmes de ação e super-heróis.
E nong deve se tornar namorado de Pi.
"O sexto ponto." Eu falo comigo mesmo e balanço minha cabeça. Algo no meu corpo mudou completamente. Eu olho para o relógio. O tempo passou quase cinco horas desde que acordei no condomínio de Sing. Eu me sinto feliz por ter pensado nisso corretamente. Se eu decidisse acordar no dia em que Tol pedisse a Mai para ser sua namorada, eu realmente não conseguiria chegar a tempo.
É definido uma semana antes de Tol namorar Mai. De qualquer forma eu ganho, definitivamente. Quando penso assim, meu batimento cardíaco aumenta. Se eu trabalhar um pouco mais, uma semana também pode ser suficiente para cortejar alguém. Mas se o outro lado é um homem como eu, tenho que encontrar alguma ajuda. Há muitos médicos amigos que amam homens. Eu posso ter que pedir alguns conselhos deles.
"Dr.Tihn não vai ajudar o nong?" Então o ER designado que está lutando junto com todos desde que o paciente foi sustentado pelo professor, Enfermeira Aim, me empurra por trás para ajudar Gap. Eu me viro para olhar para ela e dou um sorriso doce. Nong Aim faz uma cara confusa.
"Espera um pouco e veja o amante de Tihn na krap." Eu disse alegremente e fui me juntar ao Ai'Gap.
"O Dr. Tihn é louco..." Então ouvi vagamente a voz de Nong Aim.
 ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄
P'Toy pisca os olhos para mim repetidamente. "D... Doutor está mentindo para Pi, certo?"
Eu uno minhas mãos até o wai ao enfermeiro na minha frente. "Eu não estou mentindo. Pi, por favor, me ajude."
"..." P'Toy olha para mim baixinho antes de segurar meu braço e me levar sorrateiramente para a área de armários das enfermeiras. Eu peguei P'Toy que estava no balcão da enfermeira depois que o turno da manhã terminou e então falei sobre algo que provavelmente chocaria alguém. "Dr. Tihn, você não é um cara?"
"Eu sou um cara... Mas eu realmente gosto desse nong." Eu disse suavemente. P'Toy levanta a mão para massagear sua testa. "Eu também só percebi isso há não muito tempo atrás. Eu tive amantes femininos o tempo todo, mas desta vez não é. Então eu tenho que começar de novo, Pi. Minha última experiência pode não ser usada."
"Então, quem é a pessoa que o médico gosta?" P'Toy me pergunta com uma expressão séria.
"....Essa pessoa também é um cara."
"Oi doutor." P'Toy faz um som aborrecido. "Como Pi vai ajudar você a gostar disso?"
"Como Pi e o namorado de P'Toy se conheceram?" Eu pergunto com entusiasmo.
P'Toy faz uma careta um pouco antes de cruzar os braços e suspira. "Naquela época não havia nenhum grupo no Facebook ou qualquer grupo da LINE. Pi o conheceu quando Pi foi ensinar em uma academia provincial. Ele é o gerente do hotel. Nós olhamos um para o outro por um momento e Pi entrou em um quarto com ele naquela noite."
Eu engasgo "Assim... tão rapidamente?"
P'Toy ri carinhosamente da minha reação. "Depois disso, ligamos para conversar um com o outro continuamente. Pi não estava realmente falando sério com ele. Pi também o visitou lá. Até que um dia ele voou até lá para encontrar pi e disse que gostava muito de pi, e se poderíamos nos tornar amantes? Pi não concordou a princípio... "
"Então o que ele fez?"
"Ele continuava importunando a Pi, comprava aquilo e comprava isso. Pi também se esforçava muito para se divertir porque ainda adorava se divertir e não queria um relacionamento. Então, finalmente, você sabe quando Pi se tornou de coração mole...?" P'Toy sorri. "Naquela época, pi estava de plantão da manhã até a tarde. Ambos os turnos eram caóticos. Todos os pacientes estavam xingando, os parentes estavam exigindo. Pi voltou para casa e chorou, pensando que queria se demitir do emprego de enfermeira naquele momento. Isso me inspirou a ligar para encontrar, embora já fosse tarde. Então, naquela noite, ele deu um apoio moral muito bom até que Pi sentiu que devia ter essa pessoa do meu lado. Assim que ele me importunou novamente, Pi concordou."
Eu solto um sorriso fino. "Ouvir isso aquece meu coração."
"Mas não se esqueça que Pi e o namorado são gays desde o começo." P'Toy olha para mim e balança a cabeça. "O caso do doutor é... talvez tenha que tentar remar sozinho. Pi realmente não sabe o que aconselhar, a menos que o cara que o médico gosta seja meio feminino, então talvez tenha sorte. Cortejar ele certamente não é difícil. O estilo do médico já é bom o suficiente também."
Eu me inclino para olhar para mim mesmo. "Então eu posso me vestir como quando eu namoro uma garota comum, certo?"
P'Toy ri. "Não se vestir muito estranho é o suficiente. Comporte-se como de costume médico. Mas pessoalmente Pi como um homem perfeito." P'Toy olha para o meu penteado desarrumado. "Cortar seu cabelo um pouco será muito bom."
Eu levanto minha mão para tocar meu próprio cabelo. "Ok, eu acho que vou cortar o cabelo."
"Mas doutor, você tem certeza que gosta de homens?" P'Toy ainda parece não confia em mim. "Pi acha que o médico não é assim."
Eu rio um pouco. "Eu não sou. Eu só gosto dele."
Depois de terminar de falar, eu tenho arrepios. Eu acho que P'Toy provavelmente não se sente diferente. "Certo, então tente. Pi também nunca cortejou um cara hetero. Vai ser difícil no começo, se sentir chateado, então não vá chorar para eu ver."
Depois que a conversa com P'Toy terminou, saio rapidamente do hospital e vou direto para o salão, que não fica longe. Eu sou uma pessoa que realmente não cuida muito do meu próprio cabelo e roupa. Não tanto quanto quando eu tinha namorada. Depois de terminar com Mind, eu quase vendi minha alma para o pronto-socorro, fazendo com que eu me tornasse um homem com um rosto surrado e sem atratividade até agora.
Eu experimento o estilo que é longo, cobrindo o lado da testa, que não é projetado por mim mesmo. Eu dei a responsabilidade de pensar no corte de cabelo para o cabeleireiro como o tomador de decisão, dizendo que eu quero um estilo combinando com o meu rosto é o suficiente. A cabeleireira feminina foi capaz de fixar a cera quente na minha cabeça, cortar o cabelo danificado e definir a parte longa acima escovado da linha média para um lado.
"Como uma pessoa diferente, muito bonita. Mais se você pintar um pouco. Consigue muitas garotas, com certeza." A cabeleireira parece estar orgulhosa de seu trabalho. "Posso tirar a foto do nong e colocar na página da loja?"
Eu pisquei repetidamente e me olhei no espelho. Eu não quero ter muitas garotas. Eu quero apenas um homem, é o suficiente. "Po-pode."
Eu saio do salão com uma sensação de cabeça fria que é difícil de explicar. Agora está quase anoitecendo. Se eu entrar no prédio da Faculdade de Administração, provavelmente não encontrarei Nong Tol, o que não é um problema. Eu não vou mais andar enquanto procuro por Nong Tol. Vou usar um método mais suave do que isso. Eu procuro um ângulo adequado e abro a função de câmera frontal no meu telefone, o que não é muito útil. Eu levanto-o para tirar minha própria selfie e, em seguida, carrego-a como minha imagem de exibição, em vez da foto anterior que foi tirada desde que eu ainda era uma estagiária.
Eu olho para minha própria foto que foi apenas upload. Este penteado é muito bom, Ai'Tihn. Deveria ter cortado assim há muito tempo. Passo dez segundos em narcisismo antes de guardar meu celular no bolso.
Acordar antes de Tol se tornar amante com Mai foi realizado. Mover para o segundo ponto. Ligar para madame Mae.

(****)

Se falar de Khun Gan (mãe do Dr. Tihn), ela é a diretora de uma escola particular combinada com a posição de esposa de um médico. Uma pessoa como mae é muito necessária em uma casa. Se ela não estiver lá, a casa certamente será imunda. Como professora, ela também é uma pessoa estrita. Mas ela passou a ter um marido médico que é um palhaço todos os dias e um filho que é uma cópia de seu pai, então acho que mae tevr uma grande dor de cabeça.
"O que foi, filho?" A voz de Mae responde ao chamado. Eu sorrio em relaxar. A voz de Mae é a voz mais doce do mundo.
"Eu não estou bem." Eu disse ao colocar a chave do carro na mesa de jantar. "Sinto muito sua falta."
"Não há necessidade de fingir assim." Mae fala ferozmente com a qual eu já estou familiarizado. Eu sei que mae apenas fingi ser feroz. "Você já comeu?"
"Eu já comi." Sento-me na minha mesa de trabalho, ligo o notebook e abro o Facebook. "Pho está em casa?"
"Ele está em casa. Ele acabou de voltar da unidade de check-up de saúde. E então se queixou de que está cansado, quente, que se sente velho demais para seu corpo." Mae resmunga. Eu ouço a voz do meu pai falando confusa na linha suavemente.
"Er, mae, eu quero perguntar uma coisa." Eu rapidamente vou direto ao ponto. Eu digito o nome de Nong Tol e procuro-o no Facebook também. "Mae costumava me levar para o mar com sua amiga, certo?"
Mae fica em silêncio por um momento. "Sim, sim. Minha amiga chamado Pang. Por que você perguntou isso de repente? Foi há muito tempo atrás. Você conheceu tia Pang, Tihn?"
"Oh, não krup. De repente eu me lembrei disso." Eu olho para a foto do perfil de Tol, deslizei a linha do tempo para baixo e não vi nenhuma foto de Tol com Mai, me fazendo sentir à vontade. "Mae, me diga para onde nós fomos e com quem nós fomos naquela época."
"Naquela época, huh... havia três de nós, tia Pang, seu marido e um filho pequeno com um rosto bonito... sim!" Então mae faz um som como se ela tivesse acabado de pensar em algo. "Aquela vez houvr algum problema. O filho de Tia Pang, Nong Tol, se afogou. É bom que pho tenha vindo para ajudar na hora, então não há um grande problema. Falar sobre tia Pang, mae também quer ligar para ela para fazer uma visita. Nós não conversamos uma com a outra por muito tempo também."
"Qual é o nome de Nong Tol?"
"Aekarin Vijitkul." A memória de Mae é excelente. Ao contrário de mim e pho que são caras reais, mas têm cérebros de um peixinho dourado. "Lembro-me de ter ajudado tia Pang a ir e vir do Hospital Loei. Ouvi dizer que ele quase terminou o estudo. Tia Pang costumava trazer fotos para a mae ver. Ele tem um rosto bonito. Quero que meu filho tenha uma boa aparência como esta também."
Eu olho para o nome do Facebook de Nong Tol. O sobrenome de Tol que mae havia dito não é diferente do seu nome no Facebook. "Eu também posso ser muito bonito, mae."
"Se Tihn dormir o suficiente, delicadamente cortar o cabelo, usar o creme que a mae lhe enviou, também ficaria bonito. Mas você se recusou a fazer isso."
"Oh, aquele crocodilo centopéia, seja o que for, creme de ervas?"
"Aloe vera!* Até agora você ainda não usou, certo?"
(* Na Tailândia, Aloe vera é chamado หางจระเข้ que significa literalmente cauda de crocodilo. Ele mencionou centopéia porque esqueceu seu nome.)
Eu ri. "Sim, sim. Vou tentar usá-lo, okay?" Eu entendo o desejo de mae por um filho bonito. Mas para um filho que é médico e praticando especificamente medicina de emergência,pode ser um pouco difícil. "Ok krup. Não há mais nada a dizer. Cuide-se bem."
"Tudo bem, se você não vai usar o creme, mande de volta."
"Vou usá-lo, vou usá-lo." Eu respondo para que mae seja feliz. "Isso é tudo, mae."
Depois de desligar a ligação com mae, clico em adicionar amigo com Tol imediatamente. Eu sei que alguém com um rosto como Nong Tol pode ter uma longa fila de pessoas que gostariam de ser seu amigo. Eu terei que ser proeminente do que essas pessoas enviando mensagem são.
'Olá. O nome de Pi é Tihn.'
'Nong pode não se lembrar de Pi, mas minha mãe e tia Pang são amigas.'
'Pi conversou com mae sobre ir ao mar quando éramos crianças. Mae contou sobre nong. Então pi está curioso de como Nong está indo agora.'
'Pi pegou o nome de Nong e depois procurou-o e o encontrou agora mesmo.'
'Por favor, me adicione como amigo na krup.'
Muito suave. Eu me inclino para trás contra a cadeira e elogio meu trabalho. Desta vez, estaremos nos conhecendo do nosso passado tanto quanto fizemos nos eventos anteriores. Tol não vai desconfiar de onde eu o conheço. Se não acreditar, pode ir perguntar a minha mae. Eu realmente sei o nome de Nong pela mae.
Mais de dez minutos depois, aparece uma notificação dizendo que sou amigo de Tol no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário