segunda-feira, 16 de março de 2020

Oxygen 2 - Capítulo 04.


Resultado de imagem para oxygen the series

Tradução: Morgana

Revisão: Thais.
- Equipe KhunPandex Traduções.

O funeral de Mae Yai foi simples. Não foi grande onde tinha várias cerimônias nele. E há poucas pessoas presentes no funeral. Há duas pessoas representando o lugar no alto da colina desceu para assistir à cerimônia, Khun Jay correu assim que ouviu a notícia e os 3Kings chegaram no dia em que Mae Yai faleceu, então eles ajudaram a organizar o funeral.
O tempo voa tão rápido e já é o dia da cremação. Eu me senti tão vazio por dentro. Eu não chorei nem uma vez. Não pensei em nada... Como se não houvesse como se vivesse.
Eu passei todos os dias sentado na frente das arquibancadas fúnebres de Mae Yai enquanto olhava calmamente para sua foto em preto e branco. Quando já é tarde da noite, eu caminharei calmamente seguindo os 3Kings e Khun Jay de trás para nossa acomodação preparada para descansar. E porque eu sei que todos estavam me olhando com preocupação, eu sempre vou sorrir de volta para eles.
Solo ligava todos os dias. Ele não me pediu para ligar a câmera, só continuamos conversando um com o outro. Ele vai perguntar como eu tenho ido e terminou com nós ficando em silêncio juntos sem desligar o telefone. Ele pode pensar que eu adormeci, por isso ele não disse nada. Mas, na verdade, não dormi a noite toda. Quando ouviu a notícia, Khun Jay disse que Solo quase desistiu de tudo o que fez só para ir para o meu lado. Naquela época, eu imediatamente liguei para ele e falei com ele com uma voz normal e ri como se tudo estivesse bem.
"Se você não fizer o seu exame e vir aqui, Pi vai ficar com raiva."
'Pi está bem.'
"Pi pode aceitar agora que Mae Yai já se foi."
Eu lembro-me de ter dito isto a ele. Isto é o que eu planejei dizer e eu escolhi dizer isso. Mas não sei por que...
Sempre que eu estava sozinho, eu vou...
So...
Pi queria que So estivesse aqui...
Mas eu mantive esse egoísmo no meu coração o mais profundo possível. Eu nunca permitirei que Solo abandone os estudos por minha causa.
Eu posso suportar isso...
Eu devo ser forte.
Depois de mais dois dias, podemos nos encontrar novamente.
"Khun Gui."
"Sim, Khun Jay?" Eu respondi à voz de Khun Jay vindo de fora da porta. Então eu olho para mim mesmo no espelho.
Meu reflexo no espelho é um homem vestindo um terno preto. E meu cabelo naturalmente bem definido hoje e por causa disso, faz meu rosto parecer pálido e cansado como se eu fosse cair a qualquer momento, e está ficando mais óbvio a cada dia.
Eu tentei sorrir, mas não parece um sorriso. Então eu levantei minha mão e gentilmente esbofeteei meu rosto para chamar de volta todos os meus sentidos, em seguida, tentei sorrir novamente.
Nada mau...
"Khun Gui ok?" Khun Jay perguntou com preocupações no momento em que saí do quarto de hotel.
"Sim." Eu sorri para ele como o que eu pratiquei. Eu não sabia se estava bem ou terrível porque ele não tirava os olhos.
"Khun Gui parece estranho."
"Eu também acho." Eu ri e minha mão se moveu para organizar minha gravata preta no lugar. "Eu deveria agradecer Pramuk por encontrar-me um terno perfeito como eu pedi…" Eu só queria parecer apresentável ao enviar Mae Yai pela última vez.
"Você está ótimo." Khun Jay sorri, então ele levantou a mão e gentilmente apertou meu ombro como se ele me encorajasse: "Ela deve estar orgulhosa de você."
Eu só fico calado porque não sabia o que responder a ele. Só posso olhar para o chão porque não queria fazer contato visual com ele.
"Vamos embora." Eu me virei e caminhei até o elevador sem ouvir o que Khun Jay estava murmurando.
"Vamos depressa, Khun Chaai... Ele já está caindo aos pedaços."
A foto de Mae Yai parece brilhante e alegre. Seu sorriso gentil foi sobreposto com as imagens em minha memória. Eu gentilmente esfreguei na moldura em frente ao salão do funeral. Eu não ouvi a voz de alguém que está explicando o processo do ritual em tudo. Não pensei em nada. Minha cabeça estava tão vazia como nos últimos dias.
"Gui... Você está bem?" Hongtae andou e ficou na minha frente e seus olhos estavam cheios de preocupações.
"Há algo errado?" Mesmo que eu diga que está tudo bem, ninguém acreditaria. Então eu o convidei de volta.
"Venha e veja quem está vindo." Hongtae sorriu, então ele puxou minha mão para andar para a frente.
Há um momento no meu coração que eu esperava que fosse a pessoa em quem eu penso. Meu coração estava quieto como eu pensei que tinha parado de bater e depois de um tempo ele começou a bater novamente. Um sorriso de verdade não hesitou em aparecer na minha cara sem que eu percebesse.
Mas no momento em que Hongtae soltou minha mão, meu sorriso lentamente começou a desaparecer e ele se transformou em apenas um sorriso feito de cortesia.
Não é Solo...
"Você se lembra?" Hongtae virou-se para sorrir, em seguida, caminhou para mais perto.
Eu vi um grupo de 4 a 5 pessoas em silêncio. Duas delas são mulheres com cabelos longos, enquanto as outras três são homens. Todos eles estavam vestidos com uniforme de estudante. E todos parecem ser mais jovens que eu.
"P'Gui!" Uma das jovens se virou e me viu. Ela gritou meu nome alto e correu em minha direção com os olhos vermelhos inchados como se estivesse chorando tanto.
Os outros quatro também se viraram e pareciam igualmente chocados. E quando eu entrei no lugar e me aproximei deles, finalmente me lembro.
"Prik??? ..."
São as crianças que moravam comigo no orfanato e foram levadas para serem adotadas. Eles cresceram tanto que eu não fui capaz de reconhecê-los.
"Como vocês conseguiram se juntar garotos?" Eu a abracei quando ela começou a chorar tanto. Mesmo os homens que pensaram que cresceram ainda estavam enxugando suas lágrimas. Apenas um deles estava de pé com olhos vermelhos.
Eu me fortaleci e tentei ser forte e então dar um sorriso para confortar meus irmãos mais novos, mesmo que eu sentisse mais dor do que qualquer outro.
"Não chore… Você vai ficar bem."
"Pi... Você não está triste?"
Triste?...
"P'Gui é tão bom… Pi nunca chora desde que éramos crianças. Eu quero ser tão forte quanto Pi."
Não...
Não sou nada forte.
Eu só estava...
"Então pare de chorar. Mae Yai não gostaria."
Eu não era fraco.
Eu os levei para sentar e conversar no pavilhão à beira-mar. Ainda há algum tempo antes da cerimônia começar. Hongtae acenou com a anotação como se ele entendesse e disse que ele vai lidar com o evento. Prik junto com Khing estavam chorando enquanto me abraçavam e se recusaram a deixar ir. Os outros três têm olhos vermelhos e fingindo estar bem e apenas seguindo por trás.
"Está tudo bem". Eu acariciei a cabeça dela. E eu disse a mesma coisa a todos eles. Mas nós todos sabemos que não estava tudo bem.
Talvez a pessoa que não estava mais bem sou eu.
"Pare de chorar e diga a Pi... Como estão vocês?" Eu disse baixinho. Prik e Khing que estavam me abraçando lentamente se afastaram e enxugaram suas lágrimas. Eles respiraram fundo e tentaram não chorar novamente.
Todos ainda seguem minhas palavras como antes...
"A família de Neung e Song são gentis. Nosso pai ouviu a notícia do professor Nit, mas ele não pôde vir porque ele estava no exterior. Neung e Song fizeram seus exames hoje. Então, apressadamente viemos aqui..." Neung e Song são irmãos que são adotados e agora se ajoelharam na minha frente e contaram suas histórias com uma voz alta e clara. Lembro-me do dia em que eles precisaram sair, eles estavam chorando tão forte e alto quando o professor Nit e eu os enviamos antes de voltarmos para casa, o que me fez sentir tão cansado.
"Prik e Khing moram no mesmo bairro, P'Gui... Nós somos vizinhos. E nossos pais também são amigos. Então, mesmo quando entramos na universidade, definitivamente ainda podemos nos encontrar." Prik e Khing estavam abraçando meus braços como quando ainda éramos crianças. Elas mudaram de garotinhas que gosta de chorar e agora elas se tornaram mulheres bonitas.
"E sobre Korn?" Eu virei para o menino alto que estava encostado no pilar e ficou quieto desde o início. Mangkorn é a última criança quando deixou o orfanato porque ele era apenas um ano mais novo que eu. Ele é o único que sabia e entendia tudo o que eu sei.
"É bom." Ele apenas respondeu brevemente e depois virou o rosto como se não quisesse olhar para mim.
Ele ainda é o mesmo...
Eu levantei-me do meu assento e caminhei em direção ao garoto que agora é mais alto que eu. Eu não acredito que ele é o mesmo garoto que me seguia, que é tão teimoso, gosta de agir grosseiramente, mas ele é mais gentil com as crianças mais novas do que qualquer um.
Eu inclinei a cabeça de Mangkorn até o meu ombro. Seu corpo estava duro e intenso, mas ele não resistiu.
"Se você quer chorar, então apenas chore... Pi está aqui.." Assim que lhe dei permissão para chorar, o corpo da pessoa que estava duro o tempo todo, então caiu seu peso no meu ombro. O calor e o molhado da camisa dava para perceber que a outra pessoa estava chorando. Ele segurou meu blazer firmemente e o soluço estava ficando mais alto até que as outras crianças começaram a chorar novamente.
Mesmo uma criança feroz como Mangkorn ainda chora...
Demorou um pouco até que todos parassem de chorar. Eu sentei e os vi falando baixinho, mesmo que seus olhos pareçam inchados e vermelhos, mas é bom ver que todos podem sorrir.
"De onde vocês ouviram a notícia?" Eu virei para perguntar-lhes quando vi que eles começaram a ficar quietos.
"Todos sabemos pelo professor Nit." Um deles respondeu à minha pergunta.
Não é estranho… Geralmente o Professor Nit é o responsável por estar em contato com o patrocinador. Ao saber que o orfanato tem que encerrar sua operação, Mae Yai estava tentando de todas as formas possíveis encontrar para cada criança um lar adotivo. Mesmo assim, Mae Yai não negligenciou a inspeção e todas as famílias cooperaram bem. Mesmo quando já eram adotados, ele sempre ligava para Mae Yai para contar o bem-estar das crianças. Então não é estranho que eles ainda estejam em contato com a professora Nit e Khing também disse que sua mãe visitava frequentemente a professora Nit.
"Professor Nit atualmente está indisposto. Então ele pediu a sua filha para oferecer suas condolências e pedimos ao professor para descansar quando mamãe e Khing foram visitar o professor Nit ontem."
"Então todas as suas famílias vieram?" Eu perguntei surpreso porque eu não vi os guardiões de ninguém. E dizer que eles vieram aqui sozinhos, é um pouco improvável mesmo que todos pareçam estar com pressa porque todos eles vieram usando seu uniforme de estudante.
"Prik e Khing vieram com nossa mãe. Há pouco, ela estava aqui. Mas não podia vê-la agora porque ela estava em algum lugar atendendo seu telefone."
"Neung e Song vieram com seu atendente."
N/T: Atendente significa a pessoa que cuidou deles.
"Korn veio sozinho. Meu pai já deu seu consentimento e ele não podia vir porque ele estava ocupado com o trabalho."
Eu só aceno com a cabeça permitindo que eles continuassem falando. Eu só me sento e escuto. Ser capaz de me encontrar com uma família que não conheço há muito tempo me fez sentir um pouco melhor. Mas quando parei e olhei meu terno ou olhando para o ambiente, os mesmos sentimentos voltaram.
Vazio...
Parece que eles notaram porque eles tentaram me chamar para falar com eles. Às vezes eu respondia, às vezes não. E eu sorri um pouco para que eles não se sintam preocupados mesmo que meu coração não estivesse sorrindo.
"Khun Gui... É hora."
Quando Khun Jay entrou, o rosto feliz de todos de repente ficou sombrio. Eu caminhei para confortar Prik, que parece começar a chorar de novo. Ela olhou para o meu rosto e depois respirou fundo antes de me dar um sorriso.
"Muito bem."
............
Nós voltamos para o mesmo lugar. Eu não fiz nada além de seguir os outros até o crematório. Eu nem sabia quantas rodadas já andamos. Khun Jay tocou meus ombros várias vezes como se ele quisesse me confortar enquanto outros me enviavam encorajamento, e eu só posso sorrir um pouco como eu sempre fiz.
Eu sou tão grato a eles... Mas eu queria dizer que esses olhos ou palavras encorajadoras não ajudam. Eu não preciso de compaixão, simpatia ou preocupações. Mas eu não posso dizer o que queria dizer a eles. Eu só posso deixar essas palavras entrarem nos meus ouvidos e então dar um sorriso como agradecimento.
Eu olhei para a vista das pessoas subindo as escadas para oferecer as flores sem sentimentos. Prink e Khing estavam se abraçando quando caminhavam até o topo. A mãe deles também segue atrás deles. Hongtae e Pramuk ajudaram a apoiar Jakkapad a subir. As pessoas da colina estavam enxugando suas lágrimas e Khun Jay estava me olhando preocupado.
Eu caminhava devagar, cada passo parecia tão pesado. Não foi diferente do que senti em meu coração. Quanto mais eu ando, mais pesado me sentia. No segundo que eu estava no topo e colocando as flores, eu senti como se eu fosse cair. A dor de cabeça que eu sentia era tão dolorosa até que me fez cambalear. Eu tenho que segurar meus pés firmemente no chão, e segurando a dor enquanto olho para a frente.
"Durma bem..."
Gui não vai fazer Mae Yai se sentir preocupada... Gui será forte.
Eu não disse nada mais do que isso. Mas, em vez disso, opto por virar e olhar para baixo onde muitos olhos estavam olhando para mim como se fosse para me lembrar a expectativa e esperança que as pessoas têm em mim. E olhando para as crianças mais novas, me faz dizer a mim mesmo o tempo todo que ser fraco não é uma opção. Eu devo ser forte. Devo ser a âncora para todos.
"Tia vai lidar com o resto. Vá descansar, querido." A mãe de Khing entrou e segurou minha mão.
"Muito obrigado, tia Aun." Eu levantei minha mão para dar a ela um waai. Eu agradeço sinceramente por ter vindo e por cuidar das cinzas de Mae Yai.
Ela provavelmente sabia que eu não tinha muita força sobrando...
"Khun Gui, por favor, vá descansar no pavilhão à beira-mar." Khun Jay veio em minha direção e me entregou meu telefone que eu acidentalmente deixei no carro.
Eu peguei o telefone e aceno para agradecê-lo sem dizer nada. A sensação de ser atingido por uma pedra pesada ainda está lá e ela não desapareceu ainda. Mas, em vez disso, está ficando cada vez mais pesado. E agora, eu nem sequer tinha força para falar.
Eu sentei no pavilhão à beira-mar, no mesmo lugar onde trouxe meus irmãos mais novos para sentar mais cedo enquanto olhava para algum lugar distante porque acho que poderia me ajudar a me sentir melhor. Mas não é...
RRRRRRrrrrr
'Solo'
De repente, há um sentimento ardente nos meus olhos quando eu olhei para baixo no meu telefone e vi o nome exibido na tela. Eu respirei fundo e tentei engolir todos os sentimentos que tinha naquele momento e depois sorri antes de pressionar o telefone para atender a chamada.
"Sawadee krap."
[Como você está?]
Eu fechei os olhos para me conter de expressar qualquer sentimento porque só de ouvir a voz dele... Parece que as paredes que construí ao meu redor quase desmoronam.
"Tudo vai bem."

[Guitar...]
"Havia as crianças que eram daquela época do orfanato que vinheram ao funeral. Pi se sentiu tão feliz. Faz muito tempo desde a última vez que nos encontramos, Pi mal os reconheceu." Eu fingi rir, apesar da minha voz tremer.
[Guitar...]
"Eles estavam chorando tanto até que fez Pi não saber o que fazer. Pobre deles..."
[Basta...]
"So, como você está? A prática musical já foi feita? Amanhã você terá o exame." Eu olhei para cima com os olhos fechados, tentando engolir todos os sentimentos que estavam prestes a sair.
[...]
"So está comendo todas as refeições?"
[... e Guitar está comendo?]
"Comi... Pi comeu todas as refeições."
[Mentira.]
"Pi não está mentindo."
[Você estar feliz em ver seus irmãos mais novos também é uma mentira.]
"Não... "
[Você está indo bem e ok também é uma mentira.]
"..."
[Você já pode aceitar que a verdade também é uma mentira.]
"So..."
Não diga isso... Pi não pode mais suportar isso. Pi não pode ser mais forte.
[Guitar...]
"..."
[Ainda se lembra do que eu disse antes?]
As palavras que ele disse... Antes de eu sair?
[Que se Pi não pode suportar mais...]
Se Guitar quer que eu esteja lá... Basta dizer isso.
"Não importa o que eu esteja fazendo naquele momento ou onde eu estaja..."
"Eu vou e abraço Guitar."
"So..."
[Sim?]
"Venha aqui para ficar com Pi..."
[...]
Eu coloquei meu rosto nos joelhos e disse todas as coisas que estavam dentro do meu coração por todo esse tempo.
"Venha aqui para Pi."
[...]
"Pi não pode mais fazer isso..."
Eu mordo meus lábios firmemente para parar meus gritos. Isso sou eu sendo egoísta o suficiente já...
So tem que fazer o exame dele... Eu não posso ser mais egoísta que isso.
Eu respirei e tentei me lembrar disso. Eu tentei tanto fingir um sorriso e continuar a dizer com uma voz rindo mesmo que não seja engraçado.
"Pi estava brincando..."
"Guitar".
Não é uma voz que veio do telefone...
Eu levantei e não me importei com o meu telefone que tinha saído da minha mão ou a dor de cabeça que eu sentia.
No momento em que eu vi aquele rosto familiar, eu deixei minhas lágrimas caírem sem me segurar. Meus pés se apressaram para a pessoa que eu tenho procurado todo esse tempo e eu não ousei piscar meus olhos. Porque temo que isso seja só um sonho. Com medo de que no momento em que fechasse os olhos, ele desaparecesse.
"So?..."
Chamando-o como se eu estivesse tentando me convencer de que isso é real. Solo abriu os braços e olhou para mim com um olhar gentil.
"Desculpe pela espera."
Todas as paredes ao meu redor imediatamente desmoronaram no momento em que ele terminou de falar. Eu rapidamente corri para o seu abraço. A força que eu usava para me enganar entrou em colapso e quebrou em pedaços.
"So… Eu... Pi se sentiu tão magoado... Pi estava machucado..." Eu apertei meu rosto no peito largo dele, chorando sem sentir vergonha de ninguém que pudesse olhar. Os sentimentos que foram acumulados dentro de mim por tantos dias simplesmente estouraram.
"Eu estou aqui... Aqui certo." O abraço foi apertado como se suas palavras não me impedissem de chorar. Mas, em vez disso, me fez chorar ainda mais do que antes.
Os beijos reconfortantes na minha cabeça me fizeram abraçá-lo ainda mais apertado. E minha dor de cabeça piorou quando eu chorei.
Solo me fez sentar mesmo que ainda estejamos nos abraçando e não nos soltando. Eu chorei mais quando senti o toque gentil acariciando minha cabeça e minhas costas. Ele não perguntou nada, ele apenas repetidamente disse que estava aqui comigo uma e outra vez como se entrasse profundamente no meu coração… E realmente funcionou tão bem.
"Guitar... Você está com febre, sua temperatura esta muito alta... Vamos voltar." Solo disse ao colocar a mão na minha testa. Ele queria deixar este lugar, mas eu não queria me libertar dele. Eu ainda me coloquei naquele abraço caloroso como se fosse o último recurso para mim.
"Não..." Eu chorava e ainda chorava. Mesmo que não tanto quanto antes, mas as lágrimas não paravam facilmente.
Então Solo me deixou chorar até meu coração se contentar. Ele só ficou ao meu lado para me confortar sem dizer muito. Mas o calor que recebi dele foi suficiente.
"Eu conversei com os irmãos mais novos do Guitar antes de vir até este lugar para vê-lo." Solo lentamente começou a falar quando ele percebeu que eu parei de soluçar. Eu concordei em me libertar dele, mas me recusei a soltar a camisa dele que eu agarrei firmemente. Ele não me empurrou para fora, a distância entre nós era suficiente para olhar um ao outro, "Eles disseram que Guitar é forte..."
"..."
"Jay disse que Guitar desmoronou..." O toque gentil no meu rosto faz com que as lágrimas fluam novamente.
"..."
"Todo mundo estava preocupado com Guitar. Mas como Guitar sempre parece forte, eles não sabiam o que fazer." As pontas dos dedos dele enxugaram minhas lágrimas suavemente.
"..."
"Já é o suficiente... Guitar não precisa ser forte. Não precisa ser uma âncora para todos. Eles já têm uma boa família. Eles têm pessoas que os amam mais do que qualquer outra pessoa. Agora, é hora do Guitar encontrar uma âncora para si mesmo."
"So..."
"Sou eu".
"..."
"Deixe-me ser o único que vê sempre que Guitar se sentir fraco."
"So..."
"Deixe-me cuidar de Guitar."
"..."
"Ok?"
Eu segurei as duas mãos que estava no meu rosto firmemente. Olhando para a pessoa que acabou de dizer que gostaria de cuidar de mim com os olhos embaçados. Ele estava olhando para mim como se estivesse esperando por uma resposta.
Eu concordei.
Tudo...
O que eu mais queria agora esta bem aqui...
"Sim."
Gui pode ser fraco quando há essa pessoa ao meu lado, Mae Yai.


Capítulo 5

7 comentários:

  1. Chorei .... Gui tao forte e incrivel, tadinho, obrigada por traduzir e disponibilizar!

    ResponderExcluir
  2. Eu só queria guardar o Gui e o Solo num potinho 🤧

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que história, que capítulo!!!
    Gratidão por traduzir s2

    ResponderExcluir
  4. Nossa que capítulo, chorei enquanto lia. Me lembrei de mim mesma, tentando ser forte ao enterrar minha irmã mais nova. Obrigada pela tradução, amando muito ler e agora assistir. Vocês estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, como eu chorei. Estou vendo a série e cada dia amo mais esses 2. Que emoção. Coração acelerado e até com dor de cabeça eu fiquei. Que sentimento excepcional eles tem. Muito obrigada, obrigada aos tradutores pelo trabalho de vocês. E que a autora nos presenteie ainda mais com títulos como esse. 😭😭😭❤❤❤

    ResponderExcluir
  6. Porr@ tô chorando tbm, que lindo capítulo
    É como dizem " as vezes vc se faz tanto de forte que esquece que tbm tem sentimentos"
    E tá tudo bem as vezes não ser forte o tempo todo
    Nem todo mundo é

    ResponderExcluir